A produção científica sobre mulheres viajantes: uma análise dos periódicos brasileiros de turismo

Autores

  • Priscilla Teixeira da Silva Universidade Federal de Pelotas http://orcid.org/0000-0002-4594-9098
  • Natália Araújo de Oliveira Universidade Federal de Pelotas
  • Ketrin Cristina Gabriel Universidade Federal de Pelotas
  • Helena de Jesus Almeida Universidade Federal de Pelotas

Palavras-chave:

Turismo, mulheres viajantes, sistematização do conhecimento

Resumo

Este estudo tem por objetivo sistematizar o conhecimento científico produzido em periódicos brasileiros com Qualis A1 a B3 da área do Turismo sobre mulheres, com ênfase, em particular, em mulheres viajantes. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva e bibliográfica. Primeiramente, a partir de uma consulta realizada na plataforma Sucupira da Capes, foram levantados 12 periódicos brasileiros com Qualis A1 a B3, na área de Administração de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo que contivessem a palavra “turismo” ou “hospitalidade” em seu título. Em seguida, foi realizada uma busca nas edições disponíveis nos endereços eletrônicos dos 12 periódicos. No total foram consultados 4.385 artigos, publicados entre os anos de 1990 e 2020, entre os quais, 33 (0,75%) continham algum dos termos: mulher (es); woman; women; mujer (es); feminino; feminina; feminidade em seus títulos e/ou palavras-chave. Destes, apenas dois são pesquisas sobre mulheres viajantes, representando 0,04% do total de artigos publicados nos periódicos consultados. São trabalhos recentes, publicados nos anos de 2019 e 2020, e com investigações realizadas em mídias socias (Facebook e blog). Os artigos abordam, especialmente, as limitações encontradas na mobilidade das mulheres viajantes, bem como evidenciam a importante contribuição das tecnologias na articulação das mulheres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Priscilla Teixeira da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Tecnóloga em Gestão Turística pelo Centro Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Goiás (CEFET-GO), Especialista em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Mestra em Turismo pela Universidade de Brasília (UNB) e Doutoranda em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com bolsa Capes. Tecnóloga/Área - Turismo no Centro de Ciências Socio-Oganizacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Natália Araújo de Oliveira, Universidade Federal de Pelotas

Bacharela em Turismo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Mestra em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e Doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Rio do Grande do Sul (UFRGS). Professora substituta no Centro de Ciências Socio-Oganizacionais da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Ketrin Cristina Gabriel, Universidade Federal de Pelotas

Bacharela em Turismo pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

 

Helena de Jesus Almeida, Universidade Federal de Pelotas

Acadêmica do Curso de Bacharelado em Turismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2022-09-08

Como Citar

Silva, P. T. da, Oliveira, N. A. de, Gabriel, K. C., & Almeida, H. de J. (2022). A produção científica sobre mulheres viajantes: uma análise dos periódicos brasileiros de turismo. Revista Hospitalidade, 19, 56–81. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/970

Edição

Seção

Artigos