Sobre a Revista

Foco e Escopo

Histórico da Revista

A Revista Hospitalidade iniciou sua circulação em 2004, com periodicidade semestral mantida até 2014. Durante o período 2015 a 2021 sua periodicidade caracterizou-se pela quadrimestralidade, alterada em 2022, quando se tornou uma publicação de fluxo contínuo, com um único número anual. Responsabilidade da Universidade Anhembi Morumbi, passou a integrar o Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Social e Tecnológico (ISAM) e, posteriormente, o Instituto Ânima (2021).

Missão

Divulgar a produção intelectual na área de hospitalidade, estimulando as contribuições criativas e inéditas do trabalho acadêmico e de pesquisa.

Objetivos

Contribuir para o aumento da produção de conhecimento das comunidades acadêmica e profissional nas ciências sociais aplicadas na área de hospitalidade;

Servir como canal adequado para difundir avanços conceituais, metodológicos e de experiências de hospitalidade na sociedade moderna;

Estimular a difusão de conhecimentos que promovem novos estudos e novas formulações teóricas e empíricas para a área de hospitalidade.

Foco

• A natureza da revista é de caráter acadêmico, publicando artigos que sejam resultado de pesquisa científica.

• Os artigos devem necessariamente trazer uma contribuição acadêmica teórica ou empírica inovadora à área de conhecimento da Hospitalidade.

• Não há preferência a priori por nenhuma ênfase temática, cabendo a publicação de artigos científicos no grande leque de temas tratados pela disciplina.

• Quando pertinente e necessário, serão publicados artigos estrangeiros ou traduções de artigos clássicos da área, visando à sua difusão no ambiente acadêmico brasileiro.

• Há um posicionamento deliberado de publicar artigos de todos os grupos de pesquisa do país, privilegiando pesquisadores das regiões em fase de consolidação e incentivando a produção conjunta.

Público-alvo

A Revista Hospitalidade está voltada a um público amplo de pesquisadores, professores, estudantes, empresários, consultores e outros profissionais de alta qualificação que atuam na área de hospitalidade nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, nacionais e internacionais.

Processo de Avaliação pelos Pares

A Revista Hospitalidade adota a prática da "avaliação por pareceres ad hoc", sendo que cada artigo é submetido a pelo menos dois avaliadores.

A seleção de avaliadores é feita pelos editores da revista entre doutores da área de Hospitalidade e/ou áreas afins, seguindo o critério das afinidades temáticas, observadas a partir dos registros de trabalhos, pesquisas e outras experiências em seus currículos.

Os avaliadores poderão recomendar a publicação, condicioná-la a ajustes na forma, estrutura ou conteúdo, ou negá-la. Neste processo o anonimato dos autores e dos pareceristas é garantido.

Estes terão o prazo de três (3) semanas para emissão dos pareceres, com a possibilidade de prorrogação por mais uma (1) semana, desde que o parecerista manifeste esse desejo.

Aos avaliadores é permitido sugerir que o trabalho seja submetido a publicações voltadas para outras áreas, caso o artigo apresente não conformidade com as áreas de abrangência da Revista Hospitalidade.

A publicação de contribuições será sempre amparada pelas recomendações do Conselho Editorial e do Conselho Consultivo e pela análise dos pareceres produzidos.

Em caso de divergências entre as avaliações dos pareceristas escolhidos inicialmente, um terceiro avaliador será indicado para a finalização da análise do manuscrito apresentado à Revista Hospitalidade.

A Revista Hospitalidade adota como "Guia de Boas Práticas" o Manual de Boas Práticas da Publicação Científica: um manual para autores, revisores, editores e integrantes de Corpos Editoriais da Associação Nacional dos de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (ANPAD) disponível em: http://www.anpad.org.br/diversos/boas_praticas.pdf

 

Periodicidade

A Revista Hospitalidade é um periódico científico temático, formato impresso (de 2004 a 2008) e eletrônico de acesso aberto (a partir de 2009), de periodicidade semestral até dezembro de 2015. Em 2016 passa a ser anual (um volume dividido em três números) com adesão à publicação avançada de artigos, também conhecida como ahead of print. Tornou-se uma publicação de fluxo contínuo em 2022, com um único número anual.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A Revista Hospitalidade não cobra qualquer taxa de submissão, avaliação ou quaisquer outros serviços inerentes ao processo de publicação dos trabalhos submetidos.

Atribuição quando da utilização de trabalhos publicados na Revista Hospitalidade:
- Você deve fornecer o crédito apropriado, indicar o(s) autor(es), link do trabalho ou seu DOI e sempre informar se houve qualquer alteração nas informações originais da revista.

 

Doação

Instituto Ânima


Rua Casa do Ator, 294 – 7º andar, Unidade 5 - Vila Olímpia
04546-000 São Paulo - SP - Brasil

Fone +55 11 3847-3173
E-mail: seniabastos@gmail.com

Diretórios e Indexadores

A Revista Hospitalidade está indexada em:

 

 

Fontes de Apoio

Instituto Ânima