EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT)

Autores

  • SÂMARA BORGES MACEDO UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS http://orcid.org/0000-0002-0551-5041
  • MARLUSA DE SEVILHA GOSLING UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS
  • DANIELLE CAROLINA DE QUEIROZ UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.755

Palavras-chave:

eventos culturais, análise de conteúdo, teoria da identidade social (SIT).

Resumo

O trabalho objetivou investigar o acesso e a experiência em eventos culturais pago e gratuito sob a ótica dos participantes e compará-los. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas em profundidade com esses dois grupos distintos obtendo-se uma amostra de 20 respondentes de acordo com o critério estabelecido por Minayo (1992), sendo 10 de um evento pago, realizado em Inhotim e 10 de um evento gratuito realizado em comunidades de baixa renda, chamado Descontorno Cultural. A metodologia utilizada é a qualitativa com tipologia descritivo-exploratória. Os dados foram tratados por meio da análise de conteúdo de Bardin (2011), com categorias pré-definidas baseadas nas três vertentes da Teoria da Identidade Social (SIT) defendida por Vinarean (2013): categorização social, identificação social e comparação social. Os resultados indicaram que o acesso a eventos está relacionado ao poder aquisitivo e à consequente possibilidade de pagá-lo. No entanto, sob a ótica da SIT, há similaridade entre as razões sociais para participação, independentemente da gratuidade ou não do evento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

SÂMARA BORGES MACEDO, UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Doutoranda em Administração pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Administração na área de concentração Gestão Estratégica, Marketing e Inovação pela UFLA - Universidade Federal de Lavras. Bacharel em administração pela UFSJ - Universidade Federal de São João Del Rei . Pesquisadora do NEECIM-tur (UFMG) - Núcleo de Estudos e Estratégias de Comunicação Integrada de Marketing e Turismo. Atuou como pesquisadora do GECOM/UFLA - Grupo de Estudos em Marketing e Comportamento do Consumidor . Revisora do Periódico Organizações rurais e Agroindustriais (UFLA) e ForScience (IFMG-Campus Formiga). Atuou como Professora temporária no IFMG-Campus Formiga por dois anos. Atuou como tutora presencial na Faculdade Anhanguera e como docente voluntária na UFLA. Atuou nas áreas de recursos humanos, qualidade e empreendedorismo através das experiencias de estágio realizadas na Ufla, no Hospital Vaz Monteiro e no SEBRAE. Atua principalmente nos seguintes temas: marketing e comportamento do consumidor .

MARLUSA DE SEVILHA GOSLING, UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Possui graduação em Ciência da Computação - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Administração pela UFMG (2001) e doutorado em Administração pela UFMG (2004) e posdoc em Gestão do Turismo na Universidade de Algarve (ESTÁGIO SENIOR, BOLSISTA CAPES 2015, INICIO 2o. SEMESTRE 2015). Atualmente é professora Associada de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo) e Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu do CEPEAD/FACE/UFMG, curso de Gestão Estratégia. Além disso, é Editora-chefe do periódico Marketing & Tourism Review (ISSN 2525-8176). Em termos de inserção internacional, além da produção científica, é pesquisadora visitante convidada do Citur (Centro de Investigação em Turismo) do Instituo Politécnico de Leiria, Portugal e do CIEO (Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações), da Universidade do Algarve, Portugal. É Consultora ad hoc da CAPES para análise de cursos novos sricto sensu das áreas de Administração, Contábeis e Turismo. Ganhou prêmio de melhor artigo na Anptur 2014. É revisora de vários periódicos qualificados da área.Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Marketing Turístico, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Mercadológica, Turismo, Marketing Turístico, Marketing de Relacionamento, Marketing de Experiências, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor, Marketing em redes sociais, Marketing Digital, Estratégias de Marketing, Estratégias de Relacionamento, Comunicação Integrada de Marketing, Pesquisa Qualitativa, Análise Fatorial, Confiabilidade e Modelagens por Equações Estruturais. Note-se que no âmbito da UFMG, universidade onde atua, não existe até o presente momento, curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo. Assim, a pesquisadora atua no programa de pós-graduação em Administração da UFMG, CEPEAD, nas áreas de Marketing e de Gestão de Operações e Logística (GOL), onde desenvolve trabalhos focados em Marketing Turístico e Gestão de Serviços, sendo que os temas de suas principais e recentes publicações são totalmente voltados para o Turismo e Marketing Turístico. Dentre as dissertações orientadas, 4 tiveram temáticas de Turismo.Atualmente, orienta 5 doutorandos e 1 mestranda com temas de turismo. A pesquisadora é a idealizadora e editora-chefe da recém lançada revista científica Marketing and Tourism Review (http://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr), cujo ISSN é 2525-8176.

DANIELLE CAROLINA DE QUEIROZ, UFMG- UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Atualmente é analista de marketing digital do Instituto Cultural Inhotim. Tem experiência na área de Marketing, com ênfase em Marketing Digital

Downloads

Publicado

2017-10-20

Como Citar

MACEDO, S. B., GOSLING, M. D. S., & QUEIROZ, D. C. D. (2017). EVENTOS CULTURAIS: MEU DINHEIRO ME DIZ AONDE VOU? Uma análise sob a ótica da Teoria da Identidade Social (SIT). Revista Hospitalidade, 14(1), 01–23. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.755