O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas

Auteurs-es

  • Cynthia Menezes Mello Puc-Sp

Mots-clés :

Semiótica do turismo. Modelo de análise. Leitura sensorial. Fotografia turística.

Résumé

Buscou-se, nesse artigo, apresentar e discutir o modelo semiótico Mello (2013) de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas e, como forma de ilustração de sua potencialidade, aplicá-lo em mini-análises diversificadas, demonstrando suas possibilidades para o enriquecimento das pesquisas em turismo, mas também, o seu uso visando aprimoramento da qualidade e fruição dos serviços turísticos. Aspirou-se com a apresentação do modelo que ele possa ser uma nova ferramenta de apreensões sensíveis contribuindo para a Semiótica do Turismo. O modelo foi desenvolvido à luz da semiótica, dita greimasiana, complementada pelas concepções de Floch (2001a, 2001b) e Pietroforte (2008, 2010) que visa a semiotização (interpretação) das imagens fotográficas turísticas. Entre os resultados encontrados, aponta-se que a fotografia é um vigoroso instrumento e suporte para os enunciadores midiáticos, governamentais e empresariais, mas também, para viajantes materializarem os destinos turísticos e construírem imaginários que se ligam fortemente aos valores sociais (status, felicidade, prazer etc.) acoplados ao consumo contemporâneo.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Cynthia Menezes Mello, Puc-Sp

Cynthia Menezes Mello é Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2013), com bolsa da CAPES, Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (2002), Especialista em Teoria da Comunicação pela Faculdade Cásper Líbero (1996) e Graduada em Hotelaria pela Faculdade de Tecnologia Hebraico Renascença (1986). Atua como professora do ensino superior de graduação e pós-graduação, desde 1995. Foi também coordenadora dos cursos de Tecnologia em Hotelaria da Universidade do Grande ABC (2000-2003) e da Universidade Nove de Julho (2005-2006). Atuou como articulista do suplemento de turismo Viagem, no jornal O ESTADO DE SÃO PAULO (1995 -2004). Em 2011, recebeu o 2 lugar no Prêmio Jabuti, em coautoria, pelo livro Turismo de Experiência da Editora SENAC.Atualmente realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Paraná, com bolsa da CAPES. É Pesquisadora da PUCSP - Grupo de Pesquisa Mídia Impressa (CNPq) (2011). Sua principal linha de pesquisa aborda a convergência das áreas: comunicação e semiótica, fotografia e turismo, jornalismo e análise do discurso, imaginários e cultura do exotismo contemporâneo.

Téléchargements

Publié-e

2015-07-07

Comment citer

Mello, C. M. (2015). O modelo semiótico de análise e leitura sensorial de fotografias turísticas. Revista Hospitalidade, (1), 488–514. Consulté à l’adresse https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/571

Numéro

Rubrique

Artigos