TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA

Autores

  • LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA BARROS Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • ANA LUIZA ALBUQUERQUE TITO Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Hotelaria, Gestão de Pessoas, Treinamento, Desenvolvimento.

Resumo

A qualificação e o preparo dos funcionários são elementos importantes para um bom desempenho dos empreendimentos hoteleiros. Os colaboradores precisam receber treinamento adequado para elevar a qualidade do serviço e alcançar a satisfação dos hóspedes. Entendendo o processo de treinamento e desenvolvimento como um fator preponderante para a capacitação de seus colaboradores, o presente estudo investiga como o treinamento e desenvolvimento é realizado em uma empresa hoteleira, descrevendo as práticas de treinamento e desenvolvimento adotadas pelo hotel, verificando como o processo de treinamento e desenvolvimento se relaciona com os demais processos de Gestão de Pessoas e analisando os benefícios e desafios do treinamento e desenvolvimento para o setor hoteleiro. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, realizada através de um estudo de caso em um hotel de João Pessoa/PB, considerado um caso de sucesso no mercado. O estudo demonstrou que o hotel pesquisado desenvolve boas práticas de treinamento e desenvolvimento, possuindo um programa estruturado direcionado aos funcionários desde a sua contratação e que acompanha o seu crescimento na empresa. Fica evidente que o hotel pesquisado  tem ciência da importância do capital humano para se manter competitivo em um mercado dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

LYVIA CAMILA FERNANDES MADRUGA BARROS, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Especialista em Turismo e Desenvolvimento Local pela Universidade Federal da Paraíba (2014). Mestra em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2018). Atualmente Doutoranda em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Professora Substituta na Universidade Federal da Paraíba, blocada no Departamento de Turismo e Hotelaria. Atuando principalmente nos seguintes temas: Hotelaria, Turismo, Gestão de Pessoas e Serviços. Membro do Grupo de Estudos em Gastronomia, Hospitalidade e Turismo (GHOSTO/UFPB/CNPq) da Universidade Federal da Paraíba e Pesquisadora do Grupo de Estudos em Gestão do Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (GESTUR/UFRN/CNPq).

ANA LUIZA ALBUQUERQUE TITO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Turismo pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGTUR/UFRN)

LEILIANNE MICHELLE TRINDADE DA SILVA BARRETO, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Administração (USP). Docente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2021-09-16

Como Citar

BARROS, L. C. F. M., TITO, A. L. A., & TRINDADE DA SILVA BARRETO, L. M. (2021). TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PESSOAS: PRÁTICAS ADOTADAS NA HOTELARIA. Revista Hospitalidade, 18(02), 120–145. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/933