Arquitetura De Hotéis Centrais Upscale Paulistanos: Paralelos Programáticos Entre As Décadas De 1950 E 2000.

Autores

  • Felipe Corres Melachos Universidade Anhembi Morumbi
  • Wilson Flório

Palavras-chave:

Arquitetura, São Paulo, Hotéis Centrais, Turismo de Negócios

Resumo

O  presente artigo tem como objeto de pesquisa o Hotel Central de padrão superior em São Paulo, limitado pelo recorte cronológico de 1954 a 2004. Seu objetivo principal é analisar as transformações da arquitetura de hotéis centrais de padrão superior em São Paulo, sob a luz de sua característica programática, no recorte cronológico acima.

Nesta pesquisa são definidos e analisados conceitos fundamentais sobre a arquitetura de hotéis centrais de padrão superior, e depois estes são verificados na análise e confrontação de dois estudos de caso proeminentes do segmento: o Hotel Jaraguá e o Hotel Ceasar Park. Esta análise mostrou que houve um aumento significativo nas áreas públicas e sociais, e de apoio nestas edificações, muito em função da mudanças no perfil do hóspedes destes hotéis no recorte cronológico da pesquisa, assim como os avanços tecnológicos e sociais ocorridos na sociedade, e o advento da importância do setor de serviços na economia paulista.

Palavras Chaves: Arquitetura, São Paulo, Hotéis Centrais, Turismo de Negócios

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Corres Melachos, Universidade Anhembi Morumbi

Arquiteto e urbanista formado em 2011 (FAU-MACKENZIE) e mestre em 2014 (FAU-MACKENZIE), com a dissertação "TRANSFORMAÇÕES NA ARQUITETURA HOTELEIRA DE SÃO PAULO - HOTÉIS CENTRAIS DE PADRÃO SUPERIOR: 1954/2004". Findado o mestrado, conduz sua própria prática de arquitetura e urbanismo, se concentrando nas seguintes atividades: Desenvolvimento de projetos hoteleiros, comerciais e corporativos, em todas as etapas de projeto, mas com ênfase em projeto legal, projeto executivo e compatibilização / Estudos de Viabilidade/ Reuniões com clientes e complementares/ Implementação de BIM em escritórios de arquitetura/ Prospecção de Clientes. Sua produção profissional é dividida e enriquecida através do contínuo envolvimento com o mundo acadêmico, evidenciado pela manutenção de vínculo institucional em Faculdades de Arquitetura e Urbanismo, e lecionando disciplinas voltadas a questões projetuais, estruturais, e tecnológicas.

Downloads

Publicado

2016-09-23

Como Citar

Melachos, F. C., & Flório, W. (2016). Arquitetura De Hotéis Centrais Upscale Paulistanos: Paralelos Programáticos Entre As Décadas De 1950 E 2000. Revista Hospitalidade, 13(1), 66–91. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/617

Edição

Seção

Artigos