Reflexões sobre a importância do estudo do cotidiano e sua interface com o turismo

Autores

  • ELIZABETE SAYURI KUSHANO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • MIGUEL BAHL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ
  • SILVANA DO ROCIO DE SOUZA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Palavras-chave:

Turismo, Cotidiano, Efeitos positivos, Efeitos negativos

Resumo

Os estudos sobre o cotidiano revelam, dentre outras características, os hábitos e costumes das pessoas ditas “comuns”. A interface turismo e cotidiano é de suma importância para os estudos do turismo, uma vez que as escolhas das viagens costumam ser alimentadas conforme o que se vive diariamente (KRIPPENDORF, 2000; YÁZIGI, 2001; URRY, 1999); assim, pode-se dizer que turismo e cotidiano são complementares. Ademais, o turismo costuma causar alterações no cotidiano tanto de visitados quanto de visitantes. Este trabalho teve como metodologia a pesquisa bibliográfica e apresenta como resultados preliminares a constatação da importância do estudo do cotidiano e de como turismo e cotidiano estão imbricados, perfazendo uma relação de interdependência.

 

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ELIZABETE SAYURI KUSHANO, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente no Curso de Tecnologia em Gestão de Turismo da UFPR, Setor Litoral.

MIGUEL BAHL, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), docente do Curso de Graduação em Turismo e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Geografia e no Programa de Mestrado em Turismo (UFPR).

SILVANA DO ROCIO DE SOUZA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ

Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), docente do Curso de Graduação em Turismo e no Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Turismo (UFPR).

Downloads

Publicado

2016-09-23

Como Citar

KUSHANO, E. S., BAHL, M., & DO ROCIO DE SOUZA, S. (2016). Reflexões sobre a importância do estudo do cotidiano e sua interface com o turismo. Revista Hospitalidade, 13(1), 92–109. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/611

Edição

Seção

Artigos