Eventos esportivos: a repercussão midiática dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro – Brasil

Autores

  • Mirella Arruda Pessoa UMESP
  • Paulo Rogério Tarsitano UMESP

Palavras-chave:

Eventos, Esportivos, Mídia, Jogos Olímpicos, Rio de Janeiro

Resumo

Pesquisa sobre a repercussão midiática dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro - Brasil. Foram estudadas as notícias divulgadas pela mídia ainda na fase pré-evento. Para tanto, elegeu-se o jornal O Globo, terceiro maior jornal em circulação no Brasil. Buscaram-se as notícias online do periódico que tivessem como palavras-chaves as expressões: jogos e olímpicos. A seleção das matérias restringiu-se à editoria Rio de Janeiro, tendo como critérios: a atualidade e a cronologia. Viu-se que existe uma predominância nas abordagens midiáticas: as alterações que o Rio de Janeiro vem sofrendo em virtude dos Jogos Olímpicos. Este estudo mostra-se o início de uma análise que verificará, em fase posterior, a repercussão midiática no momento da efetiva realização dos Jogos na cidade e no momento pós-olímpico na busca de entender os eventos esportivos como importantes estratégias comunicacionais da pós-modernidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mirella Arruda Pessoa, UMESP

Mestranda do Curso de Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo – UMESP. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. Possui graduação em Direito pela Universidade de Fortaleza (2005) e graduação em Comunicação Social - Jornalismo - pela Universidade Federal do Ceará (2005), com especialização em Assessoria de Comunicação pela Universidade de Fortaleza (2008). E-mail: mirella.arruda@gmail.com.

Paulo Rogério Tarsitano, UMESP

Doutor em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, atualmente é professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo, diretor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo e membro da Diretoria Executiva da Associação dos Profissionais de Propaganda.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Pessoa, M. A., & Rogério Tarsitano, P. (2013). Eventos esportivos: a repercussão midiática dos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro – Brasil. Revista Hospitalidade, (2). Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/516

Edição

Seção

Artigos