Artesanato, Cultura e Turismo: O Discurso Estético-Político nas Arpilleras

Autores

  • Luciene Jung Campos UCS
  • Raquel Alquatti UCS
  • Ismael Pereira UCS

Palavras-chave:

Turismo, Artesanato, Patrimônio Cultural, Arpilleras.

Resumo

O presente artigo aborda a cultura popular, mais especificamente o artesanato, para discutir suas possibilidades em relação ao turismo. Parte-se do pressuposto que a lógica capitalista tem levado ao tratamento reducionista dado a cultura, pelo turismo. O objeto de análise são as tapeçarias chilenas, denominadas arpilleras, que nos anos 1970 foram utilizadas por grupos de mulheres para denunciar as violações aos direitos humanos naquele país. O objetivo do artigo é o de analisar como as paisagens produzidas nas tapeçarias reproduziam do Chile de então, utilizando-se como metodologia a Análise do Discurso. Os resultados mostram que tais peças artesanais estão incorporadas ao patrimônio histórico e cultural chileno, e nessa condição são expostas em diferentes países, inclusive no Brasil, incentivando produções locais. A apropriação turística de patrimônios como as arpilleras, pelo turismo, entretanto, exige outra relação com a cultura. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciene Jung Campos, UCS

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1981), mestrado em Organizações e Recursos Humanos no Programa de Pós-Graduação em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Estudos da Linguagem, Teorias do Texto e do Discurso no Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). Professora do Centro de Ciências Humanas da Universidade de Caxias do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise e Análise Institucional, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental no trabalho, empresa familiar e processo sucessório; arte e psicanálise; análise do discurso e arte contemporânea; cultura contemporânea e movimentação humana.

Raquel Alquatti, UCS

Bolsista de Iniciação Científica, PPGTUR-UCS

Ismael Pereira, UCS

Bolsista de Iniciação Cientifica, PPGTUR-UCS

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

Campos, L. J., Alquatti, R., & Pereira, I. (2013). Artesanato, Cultura e Turismo: O Discurso Estético-Político nas Arpilleras. Revista Hospitalidade, 9(2), 235–253. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/482