Comida de festa: o potencial de atratividade turística da gastronomia nas colônias de imigrantes em Castro – PR

Autores

  • Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG
  • José Manoel Gonçalves Gândara Universidade Federal do Paraná - UFPR

Palavras-chave:

culinária étnica, atrativo turístico, festas gastronômicas.

Resumo

A tipicidade gastronômica regional, quando utilizada pela atividade turística, contribui para maior divulgação dos usos e costumes locais e, portanto, da cultura das regiões onde se desenvolve o turismo. Objetivou-se com este trabalho analisar as festas da colheita realizadas nas colônias Castrolanda e Terra Nova representantes das etnias holandesa e alemã no município de Castro – PR, verificando suas características de cultura, tipicidade alimentar e o uso para o turismo. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter etnográfico, em que foi realizado o levantamento histórico e caracterização dos pratos servidos nas festas da colheita das duas colônias. A metodologia utilizada foi um estudo analítico descritivo e que procurou estabelecer questões conceituais e identificar a alimentação nas colônias de imigrantes holandeses e alemães em Castro – PR. Utilizou-se também do estudo exploratório como método de pesquisa sobre a alimentação das festas da colheita nas localidades em estudo. Como resultado de pesquisa pode-se dizer que as culinárias holandesa e alemã possuem características peculiares na região em estudo, pois vinculam aspectos do país de origem aos ingredientes e costumes alimentares da localidade. Desta maneira, formam uma culinária particularizada que se vincula a história e aos costumes das colônias do município de Castro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rúbia Gisele Tramontin Mascarenhas, Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG

Professor Adjunto do Departamento de Turismo. Chefe da seção de hotelaria hospitalar do HRPG. Ministra as disciplinas de hospitalidade, alimentos e bebidas e hotelaria.

José Manoel Gonçalves Gândara, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Professor Doutor Departamento de Turismo UFPR

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Mascarenhas, R. G. T., & Gândara, J. M. G. (2012). Comida de festa: o potencial de atratividade turística da gastronomia nas colônias de imigrantes em Castro – PR. Revista Hospitalidade, 9(1). Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/463

Edição

Seção

Artigos