Espaço regional e centralidade urbana: uma discussão sobre os meios de hospedagem a partir do período sanatorial na cidade de São José dos Campos – SP

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/hospitalidade.v18i01.887

Palavras-chave:

Espaço Regional, Centralidade, Hospedagem, São José dos Campos

Resumo

Este artigo apresenta uma análise sobre a centralidade urbana exercida pela cidade de São José dos Campos – SP, entre 1900 e 1940, a partir de uma discussão sobre o surgimento dos meios de hospedagem. Para o desenvolvimento da discussão proposta, optou-se por uma metodologia exploratória, de abordagem qualitativa e de revisão bibliográfica, desenvolvida a partir de dados históricos multifontes. Como resultado, constatou-se que, no primeiro decênio do século XX, a cidade de São José dos Campos, localizada na região do Vale do Paraíba – SP, possuía uma economia agrária, mas a função senatorial possibilita mudanças em sua estrutura econômica e social, em razão do desenvolvimento de atividades hospitalares voltadas à cura da tuberculose. Atraídos pelo clima, doentes buscavam na cidade tratamento para as doenças respiratórias e, pela doença, São José dos Campos se modernizou. Neste período, surgiram novas estruturas urbanas, bairros foram planejados e avenidas foram alargadas, assim como são criados os meios de hospedagem, tais como pensões e hotéis, para atender os doentes. A partir das intervenções realizadas no espaço urbano, novas centralidades surgiram no território e os meios de hospedagem se amplificaram, impulsionando a expansão do capital, a modernização da cidade e a produção social do espaço urbano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lincoln Augusto Taddeo Firoozmand, "Universidade do Vale do Paraíba"

Doutorando em Planejamento Urbano e Regional (PLUR), pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap). Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela Univap. Especialista em Administração de Recursos Humanos pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Licenciatura em História pela Univap.

Sandra Maria Fonseca da Costa, "Universidade do Vale do Paraíba"

Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1989), doutorado em Informação Espacial pela USP (1996), com estágio sandwich na University of New South Wales (1995). Fez seu estágio pós-doutoral na Indiana University no período 2007-2008. Atualmente, é professor adjunto da Universidade do Vale do Paraíba. Tem experiência na área de Planejamento Urbano e Regional, com ênfase em Planejamento Urbano e Regional, atuando principalmente nos seguintes temas: espaço urbano, planejamento urbano, geotecnologias, degradação ambiental e crescimento urbano. Há mais de 10 anos, tem trabalhado com o estudo de pequenas cidades do Delta do rio Amazonas.

Downloads

Publicado

2021-05-27

Como Citar

Taddeo Firoozmand, L. A., & Fonseca da Costa, S. M. (2021). Espaço regional e centralidade urbana: uma discussão sobre os meios de hospedagem a partir do período sanatorial na cidade de São José dos Campos – SP. Revista Hospitalidade, 18(01), 1–26. https://doi.org/10.21714/hospitalidade.v18i01.887