ENGAJAMENTO, PLANEJAMENTO E EXPERIÊNCIAS DE VIAGEM COMPARTILHADOS NAS REDES SOCIAIS

Autores

  • Fabricia Duriuex ZUCCO UNIVALI FURB
  • Giselle BAHR
  • Pablo Flôres LIMBERGER Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.751

Palavras-chave:

engajamento, mídias sociais

Resumo

As redes sociais são, na atualidade, uma das principais ferramentas de promoção do turismo no Brasil. A proposta desse artigo é analisar o engajamento, o planejamento e as experiências de viagens, compartilhados nas redes sociais virtuais.  Realizou-se uma pesquisa quantitativa que utiliza, como procedimentos técnicos, a revisão bibliográfica, a pesquisa de survey com a escala Likert de sete pontos. Inicialmente, para o compartilhamento de experiências de viagens online, as dimensões compreendidas foram formadas de acordo com a teoria de Jacobsen e Munar (2014) e, para o planejamento de viagens, com as de Parra-López et al (2011).  Com a finalidade de obter maior compreensão do modelo, foi realizada uma análise de modelagem equacional e uma análise fatorial. A coleta de dados, desse objeto de pesquisa, realizou-se no ambiente online, por meio de um questionário de preenchimento automático. Esse trabalho contribui para a avaliação das características de engajamento, de planejamento e das experiências de viagens compartilhados nas redes sociais virtuais e revela que os fatores: utilitário, planejamento e social têm forte relação com o compartilhamento, no qual o fator “utilitário” é o preponderante. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabricia Duriuex ZUCCO, UNIVALI FURB

Doutora em Administração. Professora do programa de mestrado e doutorado em turismo da Univali. Professora do depto de comunicação da Furb.

Giselle BAHR

MBA em Branding na Universidade do Vale do Itajaí. Bacharel em publicidade e propaganda

Pablo Flôres LIMBERGER, Universidade do Vale do Itajaí

Professor e pesquisador no programa de mestrado e doutorado em turismo e hotelaria da Universiade do Vale do Itajaí

Doutor em turismo e hotelaria pela UNIVALI

Downloads

Publicado

2017-08-31

Como Citar

ZUCCO, F. D., BAHR, G., & LIMBERGER, P. F. (2017). ENGAJAMENTO, PLANEJAMENTO E EXPERIÊNCIAS DE VIAGEM COMPARTILHADOS NAS REDES SOCIAIS. Revista Hospitalidade, 14(1), 01–19. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n1.751