Responsabilidade Social Empresarial uma forma de praticar Hospitalidade Comercial

Autores

  • Claudio Alexandre de Souza UNIOESTE

Palavras-chave:

Hospitalidade, Hospedagem,

Resumo

RESUMO

Este trabalho tem o propósito de buscar um maior entendimento sobre a relação entre a prática de ações de responsabilidade social empresarial e conseqüências para uma prática de ações hospitaleiras na dimensão comercial. A metodologia utilizada para realização deste estudo e resultado de pesquisa bibliográfica e documental referente a responsabilidade social empresarial e hospitalidade comercial, visando identificar correlação entre os conceitos pesquisados. Discutiram-se as relações que ocorrem entre os stakeholders como: funcionários, comunidade, acionistas, fornecedores, concorrentes e o meio ambiente e que resultam de ações sociais entre as partes. Constatou-se que, efetivamente, há forte correlação na fundamentação para prática de ações de responsabilidade social empresarial, refletindo-se como práticas de hospitalidade no domínio comercial. A partir da análise observou-se que, efetivamente, as ações socialmente responsáveis praticadas influenciam todas as partes envolvidas de forma solidária na relação, proporcionando a elas um ambiente e condições propícias à prática da hospitalidade em organização comercial.

Palavras-Chaves: Responsabilidade Social Empresarial; Hospitalidade Comercial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claudio Alexandre de Souza, UNIOESTE

Professor do Curso de Hotelaria do CCSA, do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná.

Doutorando em Geografia - UFPR; Mestre em Hospitalidade; Especialista em Ecoturismo e Educação Ambiental; Bacharel em Turismo e Hotelaria - UNIVALI.

Downloads

Publicado

2010-08-06

Como Citar

de Souza, C. A. (2010). Responsabilidade Social Empresarial uma forma de praticar Hospitalidade Comercial. Revista Hospitalidade, 7(1), 65–78. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/291

Edição

Seção

Artigos