Monte Verde: hospitalidade, turismo e imigração

Autores

  • Lecy Cirilo Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP - Brasil

Palavras-chave:

hospitalidade em comunidades, hospitalidade familiar, turismo, hospitalidade comercial, Monte Verde,

Resumo

A cultura de hospitalidade nada mais é do que diferentes formas de acolhimento, influenciadas por questões culturais, educacionais, sócio-econômicas e religiosas, presentes nas comunidades, e em especial na comunidade de Monte Verde–MG. A escolha de Monte Verde como “estudo de caso” deu-se por envolvimento pessoal com o lugar, pelo caráter de especificidade e identidade da pesquisadora com a região, e também pelo caráter inovador que é o estudo da hospitalidade em comunidades. Para isso, usou-se a pesquisa qualitativa, como sustentação para as observações das diferentes abordagens da hospitalidade presentes em Monte Verde, desde sua formação. Monte Verde nasceu a partir da idéia de Verner Grinberg, um imigrante leto, um visionário de crenças e valores próprios, que tinha em seu caráter fundador a hospitalidade, com base nos preceitos da religião batista. Logo após a sua fundação, chega na região o turismo, motivado pelo interesse das pessoas em conhecer Monte Verde, pela riqueza de cenário, as belas paisagens e pela gastronomia local. O turismo continua até os dias atuais, e tornou-se a mais importante atividade sócio-econômica local. Juntamente com o turismo, surgiram outras formas de hospitalidade, a exemplo da hospitalidade comercial e urbana, esta última com propósitos de conhecer o interesse da administração pública em promover as verdadeiras funções sociais da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lecy Cirilo, Universidade Anhembi Morumbi, São Paulo, SP - Brasil

Mestre em Hospitalidade pela Universidade Anhembi Morumbi, graduada em Direito. Professora do Curso de Turismo da Universidade Anhembi Morumbi.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0824154542344916

Downloads

Publicado

2006-09-01

Como Citar

Cirilo, L. (2006). Monte Verde: hospitalidade, turismo e imigração. Revista Hospitalidade, 3(2), 63–76. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/193