A pesquisa em Hospitalidade

Autores

  • Luiz Octávio de Lima Camargo Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro, São Paulo, Brasil

Palavras-chave:

Hospitalidade, Turismo, Sistema comercial, Sistema da dádiva, Ritual,

Resumo

O que significa a hospitalidade tratada de forma substantiva, ou seja, como uma dádiva? Por que esta noção é aqui associada ao turismo? A hospitalidade que existe em casa é a mesma que se desenrola em hotéis e no receptivo turístico? Após um rápido estado da arte dos estudos internacionais sobre o tema, este texto mostra três alternativas de análise que a noção de hospitalidade abre para o estudo da experiência turística: como fato social, como ritual e como ética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Octávio de Lima Camargo, Centro Universitário Senac, Campus Santo Amaro, São Paulo, Brasil

Doutor em Ciências da Educação pela Université Sorbonne, em Paris. Bacharel em Comunicação Social- Jornalismo pela ECA/USP. Diploma de Estudos Aprofundados em Sociopedagogia da Educação de Adultos, dos Lazeres e da Animação Sócio-Cultural. Coordenador do Programa de Mestrado em Moda, Cultura e Arte - Centro Universitário SENAC de São Paulo e docente do Bacharelado em Lazer e Turismo da EACH-USP. Endereço: Rua Dr. Renato Paes de Barros, 56, São Paulo, SP, CEP 04530-000.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/0258622788919319

Downloads

Publicado

2008-11-10

Como Citar

Camargo, L. O. de L. (2008). A pesquisa em Hospitalidade. Revista Hospitalidade, 5(2), 15–51. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/151

Edição

Seção

Artigos