CONCEITOS, ARGUMENTOS, ESTRATÉGIAS, MÉTODOS, TÉCNICAS E PROBLEMÁTICAS ENVOLVENDO A IMPLANTAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO TURÍSTICA EM SÍTIOS HISTÓRICOS.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.805

Palavras-chave:

Mobilidade Urbana, Patrimônio Histórico, Sinalização Turística, Infraestrutura Urbana.

Resumo

Esta pesquisa trabalha com a imagem das cidades históricas, mais especificamente, tratou-se de apresentar uma revisão bibliográfica sobre os conceitos e argumentos ligados a implantação da sinalização de orientação turísticas em sítios históricos. Apresentando estratégias e métodos com bases em estudos de caso realizados nos projetos de sinalização de orientação turística na ¹Cidade de Olinda (Pernambuco), na ²Cidade do Recife (Pernambuco), nos ³Polos Turísticos Serrano e Agreste/Trairi (Rio Grande do Norte). Além de citar as técnicas e as problemáticas que envolve a implantação deste tipo de infraestruturas em locais históricos tombados pelo IPHAN. O objetivo do trabalho é demonstrar a importância do conhecimento, embasando e justificando através de argumentos a necessidade do investimento nessa tipologia de infraestrutura, além da sua acuidade no processo de preservação dos bens culturais. Por fim, conclui-se que a eficiência desta infraestrutura urbana pode contribuir também para o aumento da permanência do turista no local, e do gasto médio durante sua estadia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA PAULA RODRIGUES, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Doutora em Educação (2012) pela Universidade de La Empresa (UDE/Uruguai) - Diploma Reconvalidado (2017) pela Universidade Federal de Uberlândia. Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade (2005) pela Fundação Educacional de Caratinga – FUNEC. Especialista em Marketing (2005) pela Universidade Candido Mendes – UCAM. Especialista em Tutoria em EAD (2016) pela Instituto Superior de Educação Elvira Dayrell – ISSED. Especialista em Docência do Ensino Superior (2016) pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira – FETREMIS.  Atualmente é Diretora de Pesquisa, Extensão e EAD da FAVENI - Faculdade Venda Nova do Imigrante, e Professora Titular do Centro Universitário de Caratinga – UNEC

Emanoel Silva de Amorim, Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI

Arquiteto e Urbanista (2014) e Especialista em Gestão de Projetos e Obras: Orçamentos e Perícia (2017) pela Faculdade de Ciências Humanas – ESUDA. Especialista em Mobilidade Urbana e Transito (2017) pela Faculdade Venda Nova do Imigrante – FAVENI.

Downloads

Publicado

2018-09-04

Como Citar

RODRIGUES, A. P., & Amorim, E. S. de. (2018). CONCEITOS, ARGUMENTOS, ESTRATÉGIAS, MÉTODOS, TÉCNICAS E PROBLEMÁTICAS ENVOLVENDO A IMPLANTAÇÃO DA SINALIZAÇÃO DE ORIENTAÇÃO TURÍSTICA EM SÍTIOS HISTÓRICOS. Revista Hospitalidade, 15(1), 180–197. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.805