POTENCIALIDADES PARA O TURISMO RURAL ACESSÍVEL: UM LEVANTAMENTO NA REGIÃO DE PLANALTINA - DISTRITO FEDERAL

Autores

  • Donária Coelho Duarte Universidade de Brasília
  • Gleiton Alves de Oliveira Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.796

Palavras-chave:

Turismo rural, acessibilidade, hospitalidade, deficiência, Distrito Federal.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo discutir o turismo rural na região de Planaltina DF, tendo como foco de análise a acessibilidade nos principais locais voltados a este segmento. Para tanto, optou-se primeiramente por uma pesquisa bibliográfica a respeito das peculiaridades do turismo rural e o turismo acessível. Na coleta de dados usou-se a forma de um roteiro de entrevista semiestruturado. Ao todo foram entrevistados 2 clubes, 2 hotéis, 2 pesque e pagues, 5 restaurantes e 2 pousadas, totalizando 13 estabelecimentos rurais, que foram analisados na sua totalidade. A pesquisa apontou que os estabelecimentos investigados apresentam alguns itens voltados para a acessibilidade como rampas, estacionamento, portas e corredores mais largos, sobremaneira voltados para limitação motora e carecem de estrutura voltada para os outros tipos de limitações. As entrevistas e observações feitas nesses estabelecimentos revelaram os problemas, as dificuldades e os desafios que a região de Planaltina DF enfrenta para o desenvolvimento de um turismo rural acessível. Dentre esses, citam-se a falta de informação a respeito das adaptações necessárias, a inexistência de orientação, além da falta de conscientização a respeito do tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Donária Coelho Duarte, Universidade de Brasília

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Brasília onde leciona na graduação no Curso Gestão de Agronegócios UnB - Unidade Planaltina e no Mestrado do Centro de Excelência em Turismo (CET). É membro do Laboratório de Estudos de Turismo e Sustentabilidade do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Lets/UnB) e membro do Grupo de Pesquisa Produção, Consumo, Turismo e Sustentabilidade do Centro de Desenvolvimento Sustentável da UnB (CDS//UnB - Diretório de Grupos de Pesquisa/CNPq). Coordena o Núcleo de Estudos sobre Turismo Responsável, Acessível e Sênior (Netras - All). Sua área de atuação inclui os seguintes temas: turismo acessível, turismo sênior e turismo responsável.

Gleiton Alves de Oliveira, Universidade de Brasília

Graduando em Gestão do Agronegócio pela Universidade de Brasília (UnB). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em assistência administrativa. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Turismo, atuando principalmente nos seguintes temas: acessibilidade, brasília e limitação motora. 

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Duarte, D. C., & Oliveira, G. A. de. (2018). POTENCIALIDADES PARA O TURISMO RURAL ACESSÍVEL: UM LEVANTAMENTO NA REGIÃO DE PLANALTINA - DISTRITO FEDERAL. Revista Hospitalidade, 15(1), 2–26. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.796