Marcos históricos da gastronomia francesa: da ascensão dos banquetes à nouvelle cuisine.

Autores

Palavras-chave:

Gastronomia Francesa, Banquetes, Haute cuisine, Restaurantes, Nouvelle Cuisine.

Resumo

Historicamente, o desenvolvimento da gastronomia no ocidente se associa diretamente à valorização do alimento nas relações sociais. Nesse contexto, a França ganha destaque por conta das intensas transformações de sua cultura gastronômica, as quais irão fomentar a criação de estruturas que servirão de base para o estabelecimento de uma gastronomia tida como clássica. O artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão do movimento gastronômico francês, a partir de um delineamento histórico que explorará a ascensão dos banquetes e da haute cuisine; o surgimento dos restaurantes; a importância das críticas e guias gastronômicos neste processo, e por fim as transformações do século XX apresentadas através do movimento da Nouvelle Cuisine. O artigo, com abordagem qualitativa, se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica descritiva, e de natureza exploratória. A partir do conteúdo exposto, sintetizam-se algumas considerações, como o caráter aristocrático do percurso da gastronomia francesa; o intenso investimento das elites; a legitimação dos restaurantes como representantes do modo de fazer gastronomia ao estilo francês; e o destaque da Nouvelle Cuisine como importante movimento de reforma da cozinha francesa. Por fim, ressaltamos a potencialidade da pesquisa em proporcionar oportunidades para novos encaminhamentos e discussões a respeito deste assunto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarine Menezes Cardoso da Costa, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada no curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Filipe Pessoa dos Santos, Instituto Nutes - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduado no curso de Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2016), e atualmente Mestrando no Programa de Pós-Graduação de Educação em Ciências e Saúde, do Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde da UFRJ, desenvolvendo pesquisa na área de Educação e Ensino na Gastronomia.

Camila Pinheiro Coura, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Nutricionais, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do curso de Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2021-09-07

Como Citar

Costa, C. M. C. da, Santos, F. P. dos, & Coura, C. P. (2021). Marcos históricos da gastronomia francesa: da ascensão dos banquetes à nouvelle cuisine. Revista Hospitalidade, 18(02), 98–119. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/968