A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO SOCIAL DA HOSPITALIDADE MINEIRA E A PERCEPÇÃO DOS TURISTAS QUE VISITAM BELO HORIZONTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.004

Palavras-chave:

Hospitalidade, Hospitalidade Mineira, Percepção, Histórico social, Turismo

Resumo

A hospitalidade é um traço intrínseco à humanidade, e diversas conceituações e abordagens expressam sua natureza ampla, complexa, por vezes, ambígua e paradoxal. Pesquisas recentes sobre nível de satisfação dos turistas que visitam a cidade de Belo Horizonte destacam a hospitalidade mineira positivamente. Desta maneira, questiona-se: Qual a acepção de hospitalidade mineira para os turistas que visitam Belo Horizonte? Os objetivos foram: Pesquisar o significado de hospitalidade para os turistas; Identificar quais traços simbolizam a hospitalidade mineira; Comparar esses traços com a construção histórico-social da afirmativa. A abordagem do estudo foi quantitativa, por meio de pesquisa bibliográfica e de campo. O instrumento de coleta de dados foi questionário tipo Survey. A análise foi executada via Microsoft Excel, e o software de análise qualitativo NVivo. O embasamento teórico foi estruturado a partir de alguns dos principais estudiosos da Hospitalidade, sendo: Mauss (1925), Derrida (2001), Montandon (2011), Camargo (2004), Chon & Sparrowe (2003), Lashley & Morrison (2004). Os resultados apontam que a percepção de hospitalidade mineira para os turistas está associada a características culturais, ao ato de acolhimento, ao bem receber, a culinária mineira, e a integração do turista ao meio visitado, o que se assemelha a construção histórico-social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Guimarães Santos de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora pelo programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer/ UFMG. Ganhadora do prêmio Teses UFMG - melhor tese do programa. Subcoordenadora do Curso de Turismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do corpo docente do programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer e do curso de graduação em turismo da UFMG. Membro dos Grupos de Pesquisa: LUCE - Ludicidade Cultura e Educação; TECT- Turismo, Economia, Cultura e Território. Foi membro da equipe multidisciplinar de desenvolvimento tecnológico e inovação sobre mega eventos esportivos, solicitada pelo CNPQ à UFMG - Pró-reitoria de Pesquisa, coordenando o subprojeto Turismo.

Natasha Regina Vieira Fonseca, Universidade Federal de Minas Gerais

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);

Técnica em Hospedagem  pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Oliveira, A. P. G. S. de, & Fonseca, N. R. V. (2020). A CONSTRUÇÃO HISTÓRICO SOCIAL DA HOSPITALIDADE MINEIRA E A PERCEPÇÃO DOS TURISTAS QUE VISITAM BELO HORIZONTE. Revista Hospitalidade, 17(03), 74–102. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.004