Stakeholders Network: estudo das relações no Parque Ibirapuera de São Paulo

Autores

  • Nathalie Litsuko Enohi Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).
  • Renato Fabiano Cintra Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Permanente do Mestrado Profissional de Administração Pública (PROFIAP) da UFGD. Faculdade Tecnológica de Caarapó-MS (FETAC). https://orcid.org/0000-0003-2887-5610
  • Benny Kramer Costa Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.008

Palavras-chave:

Stakeholders, Network, Stakeholders Network, Turismo, Parque.

Resumo

O estudo analisou a estrutura da rede de stakeholders do Parque Ibirapuera. A investigação desenvolvida deriva da pouca literatura quanto ao estudo da estrutura, conteúdo e qualidade das interações entre os atores em redes de turismo, bem como trata-se do mais importante parque urbano de São Paulo/SP. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como qualitativa, exploratória e descritiva, desenvolvida a partir de estudo de caso único. As ferramentas utilizadas para expor as fontes de evidências se constituíram de levantamento bibliográfico, observação direta e entrevistas com 48 pessoas (3 do conselho gestor, 5 servidores terceirizados, 5 moradores locais, 5 guardas civis metropolitanos, 10 comerciantes autônomos e 20 frequentadores). A análise dos dados indicaram rede de densidade baixa, com apenas 3 stakeholders com alta centralidade (Conselho Gestor, Prefeitura de São Paulo e frequentadores). Os demais stakeholders foram categorizados de baixa centralidade. Como contribuição, o estudo tem caráter inovador decorrente da integração de três vertentes: a teoria dos stakeholders, análise de network e stakeholders network, bem como aplicação no turismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathalie Litsuko Enohi, Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Graduada em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Renato Fabiano Cintra, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Professor Permanente do Mestrado Profissional de Administração Pública (PROFIAP) da UFGD. Faculdade Tecnológica de Caarapó-MS (FETAC).

Doutorado em Administração na Universidade Nove de Julho (UNINOVE) em 2018.

Professor Permanente do Mestrado Profissional em Administração Pública (PROFIAP) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) desde 2018. 

Professor da Faculdade Tecnológica de Caarapó-MS (FETAC) desde 2016.

Administrativo (Administrador) na UFGD desde 2012.

Benny Kramer Costa, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Pós-doutor em Administração e Professor do Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Nove de Julho (PPGA/UNINOVE), São Paulo/SP.

Professor titular do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicações e ARtes da Universidade de São Paulo (ECA/USP).

Downloads

Publicado

2019-12-24

Como Citar

Enohi, N. L., Cintra, R. F., & Costa, B. K. (2019). Stakeholders Network: estudo das relações no Parque Ibirapuera de São Paulo. Revista Hospitalidade, 16(03), 134–159. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n3.008