Turismo colaborativo em hostels: um estudo multicasos

Autores

  • Gabriela Cornelsen de Queiroz Telles Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC
  • Jaqueline de Fátima Cardoso Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n2.004

Palavras-chave:

Volunturismo, Turismo colaborativo, Hostels, Hospedagem, Economia colaborativa.

Resumo

O turismo colaborativo é uma prática cujo foco é a troca do custo da viagem pela prestação de algum tipo de serviço oferecido pelo viajante. Essa troca tem se tornado cada vez mais comum em pequenos empreendimentos hoteleiros como os hostels. O objetivo deste estudo é analisar o turismo colaborativo em hostels, tendo em vista identificar o perfil dos turistas voluntários e dos hostels, bem como vantagens e desvantagens dessa atividade para ambos. Para isso, observou-se como essa modalidade se manifesta particularmente em hostels na cidade de Curitiba/PR, onde foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com gestores e volunturistas. O estudo multi-casos caracteriza-se como qualitativo e descritivo. Os resultados demonstraram a predominância de viajantes jovens que valorizam a experiência e acreditam que essa troca traz benefícios que poderão ser aproveitados em âmbitos profissionais. Além de valer-se dessa oportunidade para aperfeiçoar outro idioma. Por outro lado, observou-se a dificuldade dos hostels a respeito da necessidade de treinamento constante dos voluntários. Por fim, propõe-se algumas soluções para assegurar trocas mais seguras e bem-sucedidas para ambos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Cornelsen de Queiroz Telles, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC

Graduada no Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria

Jaqueline de Fátima Cardoso, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina-IFSC

Possui doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal e Santa Catarina (UFSC) (2016) com sanduíche na Université de Poitiers - França, mestrado em Administração pela UFSC (2005) e graduação em Administração - UFSC (2002). É professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC). Desenvolve atividade docente nas áreas de Gestão de Materiais, Gestão de Custos, Empreendedorismo e Plano de Negócios. É pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Gestão do Turismo - IFSC. Desenvolve pesquisa nas áreas de redes de pequenas empresas, economia compartilhada, custos e medidas de desempenho.Tem experiência profissional em administração de organizações privadas e públicas.

Downloads

Publicado

2019-08-29

Como Citar

Telles, G. C. de Q., & Cardoso, J. de F. (2019). Turismo colaborativo em hostels: um estudo multicasos. Revista Hospitalidade, 16(2), 69–92. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2019.v16n2.004