O SENTIMENTO DE INVEJA SUSCITADO PELO CONSUMO DE PRODUTOS TURÍSTICOS DIVULGADO NO INSTAGRAM

Autores

  • Elnivan Moreira de Souza Centro Universitário Christus - Unichristus
  • Rebeca Maria Bruno Montenegro
  • Izabelle Quezado Universidade de Fortaleza (Unifor)
  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda Universidade Estadual do Ceará (UECE)

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.004

Resumo

Este artigo verifica o papel do sentimento de inveja no consumo de viagens a partir do conteúdo visualizado no Instagram. Para tanto, foi realizada uma pesquisa quantitativa por meio de survey e os dados foram tratados com auxílio dos softwares SPSS, para análise descritiva e validação das escalas, e AMOS, para análise das relações regressoras entre as variáveis observáveis e os construtos. Constatou-se que os integrantes da amostra da pesquisa são potenciais consumidores de viagens, pois as realizam e acessam o Instagram com frequência, mas não são pessoas que tem o sentimento de inveja como determinante. Conclui-se afirmando que a mídia social Instagram não suscita o sentimento de inveja dos seus usuários no que se refere ao consumo de viagens. Como contribuição, ressalte-se a validação das escala de Inveja e Identificação Social que ainda não haviam sido validadas no Brasil. Para estudos futuros, propõe-se verificar a influência do sentimento por meio de outras mídias sociais como Facebook e Twitter, além de outros nichos de mercado relevantes. Metodologicamente, indica-se o uso de abordagens qualitativas, apoiada por técnica como análise do discurso, pois essa possibilitará uma análise minuciosa, capaz de detectar lacunas não cobertas pela abordagem quantitativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elnivan Moreira de Souza, Centro Universitário Christus - Unichristus

Doutorando em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Mestre em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (2014), Especialista em Marketing pela Universidade Federal do Ceará (2009) e graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2006). Atualmente é professor e integrante do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Administração do Centro Universitário Christus (UNICHRISTUS). Investidor Anjo na empresa Repassa Intermediação de Negócios Ltda. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Empreendedorismo, Inovação, Estratégia, Prática e Estética nas Organizações. Possui artigos publicados em eventos e periódicos nacionais e internacionais.

Rebeca Maria Bruno Montenegro

É mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e em Strategic and International Management pela Technische Hochschule Deggendorf (THD). Foi consultora empresarial na PWR Gestão atuando em projetos de planejamento estratégico, gestão de pessoas, gestão de projetos, processos e marketing. Foi professora convidada no Unichristus nas disciplinas de Consultoria Empresarial, Empreendedorismo, Estágio Curricular Aplicado, Estudo de Casos, Gestão Socioambiental, Gestão Estratégica, Maketing, Processo Decisório, Teorias da Administração, Tópicos Avançados em Gestão e Trabalho de Conslusão de Curso, como também, trabalhou voluntariamente desempenhando atividades de co-orientação de Trabalhos de TCC do Unichristus.

Izabelle Quezado, Universidade de Fortaleza (Unifor)

Doutora em Administração pela Universidade de Fortaleza (2018), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2013), com pesquisa de dissertação realizada na Concordia University (Canadá) por meio do Emerging Leaders in the Americas Program, Graduada em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Fortaleza (2009). Atua em instituições de ensino superior como professora em cursos de Especialização e MBA em Marketing.

Danielle Miranda de Oliveira Arruda, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutora em Administração de Empresas pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1992 ), com Mestrado Acadêmico ( DEA ) em Administração pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice - França ( 1987 ), Mestrado Profissionalizante ( DESS ) em Marketing pelo Institut d´Administration d´Entreprises de l´Université de Nice ? França ( 1986 ) e Graduação em Ciências Contábeis pelo Centro de Ensino Unificado de Brasília - CEUB ( 1985 ). É Professora Associada da Universidade Estadual do Ceará - UECE, onde atua na área de Administração com ênfase em Marketing.

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

de Souza, E. M., Montenegro, R. M. B., Quezado, I., & Arruda, D. M. de O. (2019). O SENTIMENTO DE INVEJA SUSCITADO PELO CONSUMO DE PRODUTOS TURÍSTICOS DIVULGADO NO INSTAGRAM. Revista Hospitalidade, 15(2), 61–83. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.004

Edição

Seção

Artigos