TURISMO NAS PRAIAS DO FAROL: O OLHAR DA COMUNIDADE SOBRE AS PRÁTICAS DE HOSPITALIDADE

Autores

  • Renan de Lima da SILVA Universidade de Caxias do Sul
  • Maria Luiza Cardinale BAPTISTA Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n2.767

Palavras-chave:

Turismo, Cultura, Hospitalidad, Surfe, Subjetividade.

Resumo

O presente texto apresenta resultados de uma pesquisa realizada na Universidade de Caxias do Sul, em nível de mestrado, sobre o turismo nas Praias do Farol, analisado a partir do olhar da comunidade, sobre as relações estabelecidas na atividade. A pesquisa teve como objetivos caracterizar as práticas turísticas nas Praias do Farol; descrever as relações estabelecidas entre os turistas e a comunidade; e observar e discutir os eventuais desdobramentos dessas relações e o turismo da localidade. Trata-se de estudo transdisciplinar, envolvendo as áreas: Turismo, Hospitalidade, Comunicação e Antropologia. A orientação metodológica é qualitativa, de cunho exploratório, com o desenvolvimento de revisão bibliográfica, observação participante com caderno e diário de campo e entrevistas abertas, gravadas e transcritas.Tem-se um panorama sobre as desterritoralizações da pesquisa, pensadas a partir de Baptista (2013); o turismo como manifestação cultural, entendido a partir de Geertz (1989); a característica das práticas turísticas das Praias do Farol, dividindo sazonalmente, segundo Arantes e Santos (2010); o espaço com a pesca e perpassado por características do estilo de vida do surf. Todos esses aspectos foram demonstrados a partir da descrição do turismo e da hospitalidade, segundo o olhar da comunidade. Estão associados aos desdobramentos das relações estabelecidas nas práticas turísticas, tendo como marca o fato de que o ‘localismo’ do surfe e a hospitalidade, baseada nas trocas de Marcel Mauss (2002), são fatores que ajudam na preservação dessa cultura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renan de Lima da SILVA, Universidade de Caxias do Sul

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação-Mestrado em Turismo e Hospitalidade da Universidade de Caxias do Sul/RS (Bolsista CAPES), com conclusão em maio/2015. Professor substituto na Universidade Federal do Pampa Campus Jaguarão, atuando nos cursos de Gestão de Turismo e Produção e Política Cultural. Integrante do grupo de pesquisa AMORCOMTUR! (Grupo de Estudos e Produção em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese, CNPQ-UCS). Integrante do grupo de pesquisa, "Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem e Processos Educacionais, da Universidade de Caxias do Sul" (CNPQ-UCS) e graduado em Gestão do Turismo pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) em 2012.

Maria Luiza Cardinale BAPTISTA, Universidade de Caxias do Sul

Possui graduação em Jornalismo Gráfico e Audiovisual pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), mestrado (1995) e doutorado em Ciências da Comunicação, pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora e pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hospitalidade e do Curso de Comunicação Social da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Pesquisadora visitante sênior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Pós-doutoranda em Sociedade e Cultura da Amazônia, pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora Iberoamericana pelo Programa UCS/Santander e diretora da empresa Pazza Comunicazione, especializada em Supervisão, Consultoria e Projetos de Comunicação. Pesquisadora-líder do Amorcomtur! Grupo de Estudos em Comunicação, Turismo, Amorosidade e Autopoiese (UCS-CNPq) e integrante do Filocom - Grupo de Estudos em Filosofia da Comunicação, da Escola de Comunicações e Artes de São Paulo (ECA/USP)

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

SILVA, R. de L. da, & BAPTISTA, M. L. C. (2017). TURISMO NAS PRAIAS DO FAROL: O OLHAR DA COMUNIDADE SOBRE AS PRÁTICAS DE HOSPITALIDADE. Revista Hospitalidade, 14(2), 01–24. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2017v14n2.767