A História Dos Meios De Hospedagem No Brasil Nos Periódicos Científicos Brasileiros De Turismo
Palavras-chave:
História dos Meios de Hospedagem, Produção Científica, Periódicos Científicos, Estado da Arte,Resumo
Este estudo tem por objetivo sistematizar o conhecimento científico produzido por pesquisadores e publicados em periódicos científicos brasileiros de turismo, sobre a história dos meios de hospedagem no Brasil. A metodologia utilizada caracteriza-se como descritiva e bibliográfica. Foram analisados 16 periódicos científicos de turismo brasileiros, classificados pela CAPES em 2014 e realizado um levantamento dos títulos, palavras-chave e resumos dos artigos junto aos sites das revistas. As publicações são dos anos de 1990 até 2016. Foram identificados 244 artigos sobre meios de hospedagem e/ou hotelaria e, destes, 16 (6,6%) abordam a história dos meios de hospedagem de modo geral ou especificamente sobre um deles. Os artigos foram publicados em 8 revistas, principalmente após o ano de 2006, não havendo uma predominância de autor. O período mais abordado nos artigos é o século XIX, destacando-se as regiões Sul e Sudeste como as mais estudadas. Desse modo, evidencia-se a carência de publicações relacionadas à história dos meios de hospedagem no Brasil e a necessidade de incentivar a realização de pesquisas e a produção de novos conhecimentos que abordem esta temática.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).