HOTELARIA HOSPITALAR: um estudo sobre a percepção de mães com bebês internados na UTI Neonatal e dos funcionários do setor no Hospital General Edson Ramalho (João Pessoa/PB)

Autores

  • Erica Dayane Chaves Cavalcante Universidade Federal da Paraíba
  • Jaqueline Araújo dos Santos UFPB

Palavras-chave:

Hotelaria Hospitalar, Humanização, Hospitalidade, UTI Neonatal, Bebês

Resumo

Os debates teóricos atuais sobre a hotelaria evidenciam que implantar os seus preceitos nos hospitais é uma atitude que demostra atenção e cuidado com os clientes, que percebem e se sentem beneficiados. A hotelaria hospitalar quebra o pensamento tradicional de um hospital como um espaço hostil e o vê como um espaço em que o cliente de saúde, assim denominado, recupera-se em condições melhores. Assim, este estudo partiu do interesse de investigar a utilização dos conceitos de Hotelaria Hospitalar na UTI Neonatal do Hospital General Edson Ramalho (João Pessoa/PB) e identificar os benefícios propiciados às mães cujos filhos encontram-se internados nesta unidade. A metodologia dividiu-se em duas etapas, sendo elas: pesquisa bibliográfica e estudo de caso no Hospital General Edson Ramalho, com ênfase na UTI Neonatal. Na pesquisa, adotou-se na coleta de dados: entrevistas realizadas com múltiplos funcionários da UTI NeoNatal do referido hospital; questionários aplicados com as mães que possuem bebês internados na UTI Neonatal, observação direta, com elaboração de notas de campo e captura fotográfica, sendo estes analisados de forma qualitativa. O trabalho evidenciou benefícios aos pacientes tanto durante o processo de recuperação, quanto num momento posterior, a partir da utilização de conceitos da hotelaria hospitalar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Erica Dayane Chaves Cavalcante, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA) da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, na linha Gestão Estratégica, Trabalho e Sociedade, com ênfase em Aprendizagem. Bacharel em Hotelaria, pela mesma instituição. É Integrante do Núcleo de Estudos em Aprendizagem e Conhecimento - NAC, o qual possui como base de pesquisa o Observatório de Pesquisas e Práticas Administrativas - OPPA. Atualmente estuda Turismo como Prática; Estudos Baseados em Prática, Pesquisa Qualitativa, e; Aprendizagem e Conhecimentos a partir de abordagens sociológicas. Na perspectiva da aprendizagem em ação, tem desenvolvido casos para o ensino voltados à Administração, Turismo e Hotelaria. É parecerista/avaliadora nas Revistas Perspectivas Contemporâneas (B2 em Administração) e TPA - Teoria e Prática em Administração (B4 em Administração), e avaliadora do Grupo: Estudos Organizacionais (EOR), tema 4: Ontologia, Epistemologias, Teorias e Metodologias nos Estudos Organizacionais do XXXIX EnANPAD 2015.

Jaqueline Araújo dos Santos, UFPB

Graduada em Hotelaria pela Universidade Federal da Paraíba

HOTELARIA HOSPITALAR: um estudo sobre a percepção de mães com bebês internados na UTI Neonatal e dos funcionários do setor no Hospital General Edson Ramalho (João Pessoa/PB)

Downloads

Publicado

2016-12-16

Como Citar

Cavalcante, E. D. C., & Santos, J. A. dos. (2016). HOTELARIA HOSPITALAR: um estudo sobre a percepção de mães com bebês internados na UTI Neonatal e dos funcionários do setor no Hospital General Edson Ramalho (João Pessoa/PB). Revista Hospitalidade, 13(2), 405–428. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/601

Edição

Seção

Artigos