Hospitalidade e hospitabilidade
Palavras-chave:
Hospitalidade, Hospitabilidade, Instrumento de Pesquisa em Hospitalidade, Hospitalidade Genuína.Resumo
Não muito tempo depois de a palavra hospitalidade surgir como um descritor coletivo para a ideia de provisão comercial de serviços associados à acomodação, bebidas e alimentação, alguns acadêmicos começaram a investigar os sentidos das noções de hospitalidade e hospitabilidade. Se por um lado a maior parte dos programas acadêmicos está preocupada com o desenvolvimento dos profissionais que trabalham com a oferta comercial de serviços de hospitalidade, o estudo da hospitalidade desde essas perspectivas das ciências sociais proporcionou alguns bons insights. Este texto analisa algumas das perspectivas dadas por diversas religiões, particularmente a necessidade universal de acolher e proteger o estranho. Mostra que a hospitalidade genuína é oferecida sem qualquer expectativa de pagamento ou reciprocidade. Por fim, descreve o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa que podem ser usados para identificar aqueles indivíduos orientados por um desejo pessoal de serem hospitaleiros em relação aos outros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam na RevHosp concordam com os seguintes termos:
Autores detêm os direitos autorais e concedem à Revista Hospitalidade o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).