A dinâmica do e-tourism no destino turístico de Balneário Camboriú, SC.

Autores

  • Pablo Flôres Limberger Universidade do Vale do Itajaí.
  • Sara Joana Gadotti Dos Anjos Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Doutora em Engenharia de Produção/Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pós-doutorado na Espanha em Gestao da Qualidade em Destinos Turísticos (2007/2008)

Palavras-chave:

E-tourism, Mídias sociais, Websites

Resumo

O turismo é um elemento de grande importância para o desenvolvimento da economia, pois gera receitas e empregos, partindo do sistema produtivo local.  O e-tourism tornou-se um assunto gerencial relevante considerando que modificou a forma de que como as organizações turísticas se comunicam e negociam com os turistas. O presente estudo tem como objetivo compreender a dinâmica do e-tourism no sistema turístico de Balneário Camboriú, SC, Brasil. Esta investigação, de caráter exploratório de natureza quanti-qualitativa, tendo por base um instrumento estruturado que foi construído através do referencial de publicações referentes ao tema em questão. A coleta de dados ocorreu com gestores (públicos e privados) e turistas. Sendo os parâmetros de análise: a acessibilidade (acesso a internet), a orientação do sistema para o usuário, as mídias sociais, websites e emails. Os resultados apontaram para o uso significativo da prática de e-tourism pelos turistas  mais jovens e o meio mais usado foi os websites. A troca de emails, os sistemas de informação voltados aos usuários e a acessibilidade se mostraram áreas onde aprimoramentos se fazem necessárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Flôres Limberger, Universidade do Vale do Itajaí.

Mestre e Graduado em Turismo pela Univali. Doutarando em Administração e Turismo pela mesma instituição.

Sara Joana Gadotti Dos Anjos, Professora e Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI. Doutora em Engenharia de Produção/Gestão de Negócios pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004). Pós-doutorado na Espanha em Gestao da Qualidade em Destinos Turísticos (2007/2008)

Professora do Programa de Pós-graduação em Turismo e Hotelaria da Universidade do Vale do Itajaí. Pesquisadora na temática logística e qualidade no turismo.Temas de Interesse: Turismo, Qualidade em Destinos Turísticos e Hoteleiros, Logística. Editora da Revista Brasileira de Pesquisa emTurismo - RBTur e Membro do Corpo Editorial do Journal of Destination Marketing & Management e Revista de Cultura e Turismo - Cultur. Avaliadora de Cursos de EAD e Presenciais do INEP/MEC.

Downloads

Publicado

2013-01-09

Como Citar

Limberger, P. F., & Dos Anjos, S. J. G. (2013). A dinâmica do e-tourism no destino turístico de Balneário Camboriú, SC. Revista Hospitalidade, 9(2), 175–198. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/477