Informações de hóspedes em relação a práticas ambientais como fator de escolha de um meio de hospedagem

Autores

  • Thiago José Costa Alves Universidade Estadual de Roraima
  • Suzana Maria de Conto Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Turismo. Responsabilidade ambiental. Meios de hospedagem. Hóspedes.

Resumo

A presente pesquisa se propõe a analisar informações de hóspedes sobre meio ambiente, considerando as seguintes perguntas: a) o hóspede é bem informado quanto a questões ambientais? e b) a prática ambiental é um fator de escolha do meio de hospedagem?  Para atender aos objetivos propostos por este estudo, foram aplicados questionários nos dois meios de hospedagem, durante dois períodos distintos, alta e baixa estação, respeitando o calendário turístico de cada município. Os resultados permitem concluir que os hóspedes manifestam interesse pelas relações entre turismo, meio de hospedagem e meio ambiente. Cabe destacar que o papel do hóspede é importante na tomada de decisão dos gestores, interferindo na adoção de práticas ambientais no âmbito dos meios de hospedagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago José Costa Alves, Universidade Estadual de Roraima

Professor do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual de Roraima, UERR; Coordenador do Laboratório de Turismo, Ecologia e Meio Ambiente (LabTEMA) da Universidade Estadual de Roraima e Mestre em Turismo pela Universidade de Caxias  do  Sul, UCS.

Suzana Maria de Conto, Universidade de Caxias do Sul

Engenheira Química, Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora do Departamento de Engenharia Química e no Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul.

Downloads

Como Citar

Alves, T. J. C., & Conto, S. M. de. (2009). Informações de hóspedes em relação a práticas ambientais como fator de escolha de um meio de hospedagem. Revista Hospitalidade, 6(2), 73–95. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/304