Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia

Autores

Palavras-chave:

Turismo, Gastronomia, Hospitalidade, Imagem dos Destinos.

Resumo

Ao se falar da imagem de um destino turístico devemos entender que, ela é uma soma do produto global, adicionada às suas ações de marketing (GANDARA, 2008), o que produz uma importante influência na escolha da próxima viagem do turista, baseado nessa premissa, surge o debate da imagem da gastronomia nos destinos turísticos. Procurou-se entender a imagem da cidade de Belo Horizonte, localizada no estado de Minas Gerais (Brasil). O município é reconhecido na pesquisa do Ministério do Turismo pela avaliação positiva da gastronomia na cidade por 98,5% dos turistas no ano de 2016 (BRASIL, 2018).

Portanto, estabeleceu-se como objetivo deste artigo identificar a importância da imagem da gastronomia para o turismo de Belo Horizonte. O uso de uma pesquisa descritiva junto a uma pesquisa de natureza qualitativa, a partir de entrevista estruturada acompanhada de uma técnica projetiva, os dados qualitativos foram analisados considerando o método de análise de conteúdo. Como resultado da pesquisa, foram alcançadas 205 respostas, destas 132. Com relação a imagem do destino, pode-se perceber frequentes associações com elementos ligados à gastronomia principalmente relacionados a boêmia da cidade. Ainda em relação a gastronomia, as associações parecem ser feitas bem mais por aspectos históricos e culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Henrique de Oliveira Moreira, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Mestrando em Turismo na Universidade Federal Fluminense (PPGTUR-UFF), possui graduação em Turismo pela Universidade Federal de Minas Gerais(2018) e especialização em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais(2020).

Marlusa de Sevilha Gosling, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS, FACE -FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS.

Bolsista Produtividade em Pesquisa - PQ-2, do CNPq. Possui graduação em Ciência da Computação - Bacharelado pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992), mestrado em Administração pela UFMG (2001) e doutorado em Administração pela UFMG (2004) e posdoc em Gestão do Turismo na Universidade de Algarve (ESTÁGIO SENIOR, BOLSISTA CAPES 2015, INICIO 2o. SEMESTRE 2015). Atualmente é professora Associada de Marketing da Universidade Federal de Minas Gerais, Coordenadora do NEECIM-TUR (Núcleo de Estudos e Estratégias em Comunicação Integrada de Marketing e Turismo) e Coordenadora da Pós-Graduação Lato Sensu do CEPEAD/FACE/UFMG, curso de Gestão Estratégia. Além disso, é Editora-chefe do periódico Marketing & Tourism Review (ISSN 2525-8176), qualificado no Qualis, indexado na Spell, Ebsco, Redib, ICap, Sumarios.ORG, e Latindex. Em termos de inserção internacional, além da produção científica, é pesquisadora visitante convidada do Citur (Centro de Investigação em Turismo) do Instituo Politécnico de Leiria, Portugal e do CIEO (Centro de Investigação sobre Espaço e Organizações), da Universidade do Algarve, Portugal. É Consultora ad hoc da CAPES para análise de cursos novos sricto sensu das áreas de Administração, Contábeis e Turismo. Ganhou prêmio de melhor artigo na Anptur 2014. É revisora de vários periódicos qualificados da área.Tem experiência na área de Turismo e Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Marketing Turístico, atuando principalmente nos seguintes temas: Pesquisa Mercadológica, Turismo, Marketing Turístico, Marketing de Relacionamento, Marketing de Experiências, Marketing de Serviços, Comportamento do Consumidor, Marketing em redes sociais, Marketing Digital, Estratégias de Marketing, Estratégias de Relacionamento, Comunicação Integrada de Marketing, Pesquisa Qualitativa, Análise Fatorial, Confiabilidade e Modelagens por Equações Estruturais. Note-se que no âmbito da UFMG, universidade onde atua, não existe até o presente momento, curso de Pós-Graduação Stricto Sensu em Turismo. Assim, a pesquisadora atua no programa de pós-graduação em Administração da UFMG, CEPEAD, nas áreas de Marketing e de Gestão de Operações e Logística (GOL), onde desenvolve trabalhos focados em Marketing Turístico e Gestão de Serviços, sendo que os temas de suas principais e recentes publicações são totalmente voltados para o Turismo e Marketing Turístico. Dentre as dissertações orientadas, 4 tiveram temáticas de Turismo.Atualmente, orienta 5 doutorandos e 1 mestranda com temas de turismo. A pesquisadora é a idealizadora e editora-chefe da recém lançada revista científica Marketing and Tourism Review (http://revistas.face.ufmg.br/index.php/mtr), cujo ISSN é 2525-8176

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Moreira, P. H. de O., & Gosling, M. de S. (2021). Desdobramentos da imagem do destino nas lentes da gastronomia. Revista Hospitalidade, 18(03), 204–230. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/966