Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos.

Autores

  • Verônica Feder Mayer UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE https://orcid.org/0000-0002-7543-5215
  • FERNANDA WERMELINGER HAIKAL UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Raquel Lenziardi UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.001

Palavras-chave:

, exploração animal, bem-estar no turismo, mídias sociais, conteúdo gerado pelo usuário, imagem projetada

Resumo

A utilização de animais para o entretenimento humano é uma prática antiga, que faz parte da cultura de diversas sociedades do mundo. Mesmo nos dias de hoje, o trabalho animal ainda é usado como atrativo em destinos turísticos, resultando em milhares de animais mantidos em cativeiro, nem sempre em boas condições de saúde e bem-estar. Mas será que turistas se importam? Tendo essa questão como guia, o presente trabalho analisou as percepções de turistas e visitantes a respeito da exploração de animais, comparando quatro atrativos renomados, sendo dois reconhecidos por adotarem atividades danosas para as espécies envolvidas e dois que adotam práticas de proteção das espécies e bem-estar dos animais. Para isso, foi coletada uma amostra aleatória de 208 comentários no site TripAdvisor, a maior rede social dedicada ao turismo no mundo. Os dados foram interpretados segundo o método da análise de conteúdo, com apoio do software NVivo, permitindo identificação sistemática de elementos semelhantes presentes nos comentários. Os resultados indicam que o bem-estar percebido dos animais exerce grande impacto na opinião dos indivíduos, influenciando não só a sua satisfação como também sua predisposição para se manifestarem na rede social, afetando a imagem projetada do atrativo e a sua reputação pública.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verônica Feder Mayer, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

VERÔNICA FEDER MAYER, D.Sc. é professora associada da Faculdade de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). É bacharel em comunicação social e publicidade (UFF), possui MBA em Marketing e mestrado em Administração de Empresas pela Escola de Pós-Graduação em Negócios COPPEAD da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Durante seu doutorado em Administração (COPPEAD / UFRJ) desenvolveu parte de sua pesquisa na Universidade de Illinois em Urbana-Champaign (EUA), onde estendeu seus estudos sobre comportamento do consumidor e economia comportamental. Recebeu bolsa de pós-doutorado CAPES / PNPD (2018-2019) para desenvolver pesquisa em Economia Comportamental em Turismo na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP). Verônica foi coordenadora do Bacharelado em Turismo da UFF de 2015 a 2018, e atualmente é vice-coordenadora do Mestrado em Turismo - PPGTUR/UFF, além de ser pesquisadora líder do LABCONS - Laboratório de Estudos Comportamentais no Turismo. Foi eleita em 2019 como vice-diretora da ABRATUR - Academia Internacional para o Desenvolvimento da Pesquisa em Turismo no Brasil para o biênio 2020/2021. Áreas de pesquisa: Marketing, Consumo e Novas Tecnologias no Turismo; Economia Comportamental Aplicada ao Turismo; e Bem-Estar Subjetivo em Turismo e Hotelaria.

Downloads

Publicado

2020-09-11

Como Citar

Feder Mayer, V., WERMELINGER HAIKAL, F., & Lenziardi, R. (2020). Eles se importam? Percepções de turistas e visitantes sobre a exploração animal em atrativos turísticos. Revista Hospitalidade, 17(03), 1–24. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2020.v17n3.001