Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo

Autores

  • Iraci Cristina da Silveira De Carli Universidade de Caxias do Sul
  • Susana de Araújo Gastal Universidade de Caxias do Sul
  • Micael Nozari Gomes Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117b

Palavras-chave:

Turismo, Jogos Digitais, Gamificação, Realidade Aumentada, Georreferenciamento, Pokémon Go

Resumo

Sucesso no cinema, o Pokémon toma outras proporções no jogo, ao fazer do jogador um partícipe e personagem principal. O Pokémon Go tem como objetivo capturar criaturas virtuais em locais da realidade concreta, espalhadas em pontos estratégicos das cidades. Este artigo propõe uma análise do Pokémon Go, destacando os princípios da Realidade Aumentada, Georeferenciamento, Jogos e Gamificação, assim como possíveis diálogos com o turismo. Trata-se de uma pesquisa de viés qualitativo e exploratório, baseada em revisão bibliográfica considerando os termos Realidade Aumentada, Georreferenciamento, Jogos e Gamificação. Os resultados parecem indicar, ao buscar-se resgatar outros jogos, agora direcionados ao turismo, uma presença ainda tímida, em que pese a importância e possibilidades dos Jogos Digitais e da Realidade Aumentada para divulgação de produtos e na ampliação e qualificação da experiência turística.

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Publicado

2016-11-24

Como Citar

De Carli, I. C. da S., Gastal, S. de A., & Gomes, M. N. (2016). Pokémon Go, Realidade Aumentada e Georeferenciamento: A gamificação nas suas possibilidades para o Turismo. Revista Hospitalidade, 13, 01–17. https://doi.org/10.21714/1807-975X.2016v13nEp0117b