Consumo colaborativo e relacional no contexto do turismo: a proposição de um modelo entre a sociabilidade e a hospitalidade em rede

Autores

  • Beatriz Gondim Matos Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Mariana Bueno de Andrade Matos Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

consumo colaborativo e relacional, sociabilidade em rede, hospitalidade em rede, turismo.

Resumo

A revolução tecnológica vem influenciando a forma como as pessoas se relacionam e como consomem. Na atividade turística, percebe-se que as práticas sociais e econômicas estão cada vez mais associadas, surgindo a partir daí um tipo de consumo denominado colaborativo, com características de base relacional e que podem ocorrer tanto na interação presencial quanto virtual, em conexão e com a participação de atores (governo, empresas, a comunidade receptora e os turistas) que integram um destino turístico. Assim, realizou-se uma revisão de literatura baseada em reflexões sobre o consumo colaborativo e relacional, sociabilidade e hospitalidade em rede no contexto do turismo. Este artigo foi estruturado a partir de três objetivos: (1) compreender os conceitos de consumo colaborativo e sharing; (2) descrever a sociabilidade e hospitalidade em rede propostas por Wittel (2001) e Molz (2014), respectivamente; (3) propor uma reflexão dos aspectos fundamentais que caracterizam o consumo colaborativo e relacional no contexto do turismo. Como resultado, apresenta-se um quadro interpretativo do consumo colaborativo e relacional no contexto do turismo, que pode servir como base e estimulo para um maior aprofundamento e pesquisa sobre o tema proposto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Gondim Matos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e mestrado em Administração e Controladoria (2010) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência em Administração, com ênfase em Marketing de Serviços e Comportamento do consumidor atuando em turismo, hotelaria e gastronomia.

Maria de Lourdes de Azevedo Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (1985), especialização em Administração Hoteleira pela Universidade Federal de Juiz de Fora, mestrado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é professora adjunta III do Departamento de Hotelaria e Turismo e do Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPAD da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Tem experiência na área de Turismo, Hotelaria, Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing de Serviços e Comportamento do Consumidor de Serviços (Turismo, Hotelaria e Gastronomia).

Mariana Bueno de Andrade Matos, Universidade Federal de Pernambuco

Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco; Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PROPAD) da Universidade Federal de Pernambuco; Graduada em Hotelaria na Universidade Federal de Pernambuco; e Graduada em Gestão de Turismo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. É pesquisadora no grupo de pesquisa Centro de Estudos em Hospitalidade, Turismo e Gastronomia da Universidade Federal de Pernambuco (CHT). Tem experiência nas áreas de Turismo, Hotelaria, Gastronomia e Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing de Serviços, Marketing Turístico, Comportamento do Consumidor, Sustentabilidade no Turismo, Gastronomia e Turismo e Métodos Qualitativos de Pesquisa. Atualmente é professora substituta do curso de Turismo da UFPE.

Downloads

Publicado

2016-10-17

Como Citar

Matos, B. G., Barbosa, M. de L. de A., & Matos, M. B. de A. (2016). Consumo colaborativo e relacional no contexto do turismo: a proposição de um modelo entre a sociabilidade e a hospitalidade em rede. Revista Hospitalidade, 13(1), 218–241. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/613

Edição

Seção

Artigos