Relações de hospitalidade na Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS: a ótica do acolhedor

Autores

  • Mônica Schneider Universidade de Caxias do Sul
  • Marcia Maria Cappellano dos Santos Universidade de Caxias do Sul

Palavras-chave:

Turismo, Hospitalidade, Romaria.

Resumo

Resumo: Este artigo versa sobre relações de hospitalidade na romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS, sob a ótica de algumas das principais instâncias envolvidas em seu planejamento e realização: o Santuário, o Poder Público (representado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município) e o setor privado (representado por empreendimentos de hospedagem e restauração situados no entorno do santuário). Para o desenvolvimento da pesquisa, de natureza qualitativa, realizaram-se entrevistas semiestruturadas. Dos dados coletados e analisados depreendeu-se como é pensada a hospitalidade na e para a romaria, que ações vêm sendo planejadas e realizadas nessa direção e como vem sendo avaliada. O discurso do acolhedor teve como tônica a busca do ATENDER BEM, propiciando o BEM-ESTAR e o SENTIR-SE BEM. Também nesse discurso, mencionou-se a religiosidade como um elemento que concorreria para a instauração da hospitalidade em situações eventualmente adversas ao acolhimento. Os resultados apontaram para a pertinência de aprofundarem-se os estudos dando voz ao outro polo da relação, o romeiro. Pesquisa a esse respeito encontra-se em andamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mônica Schneider, Universidade de Caxias do Sul

Mestrandaem Turismo na Universidade de Caxias do Sul, desenvolvendo pesquisa sobre atemática "Hospitalidade na romaria ao Santuário de Nossa Senhora deCaravaggio, Farroupilha/RS". Graduada em Turismo (Bacharelado) pelaUniversidade de Caxias do Sul (2010), com Láurea Acadêmica. Membro do Grupo dePesquisa CNPq e do Núcleo de Pesquisa UCS - Turismo: desenvolvimento humano esocial, linguagens e processos educacionais. Na graduação, desenvolveu estágiosnas áreas de Hospitalidade e turismo religioso: romarias (Estágio na áreapública) e Hospitalidade e serviços de restauração (Estágio na área privada).

Marcia Maria Cappellano dos Santos, Universidade de Caxias do Sul

Bacharel elicenciada em Letras, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1973), mestreem Letras, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) edoutora em Educação, pela Universidade Federal de São Carlos (1998). Professoraconcursada da Universidade de Caxias do Sul, é docente permanente do Programade Pós Graduação em Turismo - Mestrado, do qual é coordenadora. No Programa,também leciona as disciplinas Epistemologia e Métodos de Pesquisa eTurismo eEducação. Coordena o Grupo de Pesquisa CNPq e o Núcleo Institucional dePesquisa denominados Turismo: Desenvolvimento Humano e Social, Linguagem eProcessos Educacionais. Coordena, ainda, o projeto de pesquisa Turismo eDimensões Relacionais e Psicopedagógicas da Hospitalidade. Atualmente évice-presidente da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo -ANPTUR e Conselheira do Conselho Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2013-06-23

Como Citar

Schneider, M., & Cappellano dos Santos, M. M. (2013). Relações de hospitalidade na Romaria ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio – Farroupilha/RS: a ótica do acolhedor. Revista Hospitalidade, (I). Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/495

Edição

Seção

Artigos