Antropologia, sociologia e estudos do Turismo: contribuições para um diálogo interdisciplinar

Autores

  • Rafael José dos Santos Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Palavras-chave:

antropologia, sociologia, turismo, comunicação, diálogo interdisciplinar,

Resumo

Discute-se o papel da Sociologia e da Antropologia no campo dos estudos do Turismo, considerando que esse campo caracteriza-se por dois tipos de demandas distintas e, muitas vezes, conflituosas: de um lado, a exigência de explicação, compreensão ou interpretação dos fenômenos turísticos e, de outro, a demanda oriunda da organização dos mercados, o que leva à idéia de uma sociologia e uma antropologia aplicadas. Esse dilema aponta para similaridades entre os estudos turísticos e o campo dos estudos em Comunicação, possibilitando uma análise comparativa, visando estabelecer os limites e as possibilidades de um efetivo diálogo interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafael José dos Santos, Universidade de Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas. Mestre em Antropologia Social pela UNICAMP. Bacharel em Ciências Sociais, modalidade Antropologia (UNICAMP). Atua como professor e pesquisador no Mestrado em Letras, Cultura e Regionalidade e no Mestrado em Turismo da Universidade de Caxias do Sul.
CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/8609854178050067

Downloads

Publicado

2005-09-01

Como Citar

Santos, R. J. dos. (2005). Antropologia, sociologia e estudos do Turismo: contribuições para um diálogo interdisciplinar. Revista Hospitalidade, 2(2), 23–46. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/220