“[...] o índio, ele não é isolado, ele é coletivo”: a hospitalidade na perspectiva da etnia Kaiowá - MS

Autores

  • Adilson Crepalde Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Dores Cristina Grechi Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
  • Rúbia Elza Martins de Sousa Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Hospitalidade, Acolhimento, Relações interpessoais, Indígena, Etnia Kaiowá

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo refletir sobre o conceito de hospitalidade com base na compreensão que representantes da etnia Kaiowá têm sobre o que significa hospitalidade no contexto de sua cultura.  O estudo em tela buscou entender como pensam e expressam diferentes formas de acolhimento ante a identificação de termos que remetem ao conceito de hospitalidade e as suas interfaces. Com relação à metodologia, caracterizou-se como descritiva e exploratória. Os dados foram coletados por meio de pesquisa de inspiração etnográfica, utilizando-se a entrevista como procedimento para a coleta de dados. A análise dos resultados pautou-se em discussões teóricas sobre o assunto e nas explicações dos participantes indígenas da pesquisa. Com base no que foi analisado, pode-se dizer que as interpretações dadas sobre a noção de hospitalidade pelos Kaiowá ajudam a compreender as reflexões teóricas sobre o assunto e acrescentam elementos próprios da cultura kaiowá, como um fenômeno que ocorre em um espaço-tempo único, remetendo à pluralidade do fenômeno.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Crepalde, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisador do Grupo de Estudos em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade (GESTHOS).

Dores Cristina Grechi, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Economia do Desenvolvimento Regional (UFRGS). Professora dos Cursos de Turismo (graduação), Planejamento e Gestão Publica e Privada do Turismo (especialização) e do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/UEMS. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade (GESTHOS). E-mail: doresgrechi@gmail.com

Rúbia Elza Martins de Sousa, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Goiás. Professora adjunta do Curso de Bacharelado em Turismo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Turismo, Hospitalidade e Sustentabilidade - GESTHOS.

Downloads

Publicado

2023-01-30

Como Citar

Crepalde, A., Grechi, D. C., & Martins de Sousa, R. E. (2023). “[.] o índio, ele não é isolado, ele é coletivo”: a hospitalidade na perspectiva da etnia Kaiowá - MS. Revista Hospitalidade, 19, 519–549. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/1046

Edição

Seção

Artigos