A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria

Autores

Palavras-chave:

Capital Humano, Gestão Hoteleira, Psicologia Organizacional, Doenças emocionais e físicas.

Resumo

Tendo como ponto de partida a psicologia organizacional no âmbito hoteleiro, o presente artigo buscou discutir a percepção de hoteleiros sobre os impactos emocionais e físicos de suas rotinas laborais. Para isso, através de uma metodologia quanti-qualitativa, seus instrumentos de pesquisa foram aplicados com o auxílio de formulários do Google Forms. Em um primeiro momento, ponderou-se o posicionamento de 204 hoteleiros, de diferentes estados do Brasil, sobre quais variáveis poderiam ser consideradas como um ativo desencadeador de tais problemas. Em sequência, foram analisadas as percepções de 06 gestores de recursos humanos atuantes no âmbito hoteleiro e 04 psicólogos, buscando entender temas como: exigência dos serviços prestados, a ausência de suporte motivacional e a dificuldade de conviver com alguns de seus superiores. Dos resultados mais relevantes, pode-se afirmar que o corpo operacional hoteleiro passa pelos mais variados tipos de problemas físicos/emocionais ocasionados pelas especificidades de suas funções e, sobretudo, pelas exigências de um mercado cada vez mais competitivo. Prerrogativas que geram como consequências uma jornada laboral sobrecarregada que muitas das vezes transcende a ótica da hospitalidade, gerando uma relação de subserviência seja na relação entre funcionários/empresa ou entre funcionários/hóspedes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elisy Silva Felício, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui Master of Business Administration em Marketing Estratégico pelo Centro Universitário Anhembi Morumbi (em andamento), Especialização em Gestão de pessoas pela Faculdade Internacional Signorelli (2021), Graduação em Hotelaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ (em andamento) e Graduação Tecnológica em Gestão de Pessoas pela Universidade Estácio de Sá (2018).

Rodrigo Amado dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Possui graduação em Turismo pela Universidade Metodista de Piracicaba (2003) e mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2009). Em fevereiro de 2018 obtém seu título de doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela Universidade Federal Fluminense (LATEC PPSIG), sendo aprovado em primeiro lugar no processo seletivo de 2014. Atualmente está coordenador e é professor do curso de bacharelado em hotelaria. Também atua como docente no curso de licenciatura em turismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. É professor permanente do curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia da UFRRJ. É líder do seguinte Grupo de Pesquisa CNPQ: Processos de Gestão, Sustentabilidade e Turismo (PROGESTUR). Possui experiência nas áreas interdisciplinares e das ciências sociais aplicadas, com enfoque em pesquisas que observam as seguintes temáticas: gestão da sustentabilidade turística; gestões hoteleiras e seus parâmetros de atuação; turismo, cultura e meio ambiente.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

Felício, E. S., & dos Santos, R. A. (2021). A Psicologia organizacional e seus desdobramentos na Hotelaria. Revista Hospitalidade, 18(03), 179–203. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/996