CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO

Autores

  • Laura Maria Aguiar Costa UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA. https://orcid.org/0000-0001-6733-4863
  • Ernanda Gabrielly da Silva Vasconcelos UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA.
  • Mayara Raquel de Assis Maia UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA.
  • Pollyana Soares Alves Palmeira UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA.
  • José Carlos de Lacerda Leite UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA.

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.005

Palavras-chave:

Consumo Conspícuo, Consumidor LGBT, Fidelização do cliente, Setor de turismo brasileiro.

Resumo

Em um mercado cada vez mais competitivo, além de valorizar a satisfação do cliente, deve-se investir em sua fidelização. Os profissionais de mercado precisam posicionar seus objetivos e estratégias empresariais visando encantar o consumidor, sobretudo o LGBT, em suas necessidades e desejos próprios. Baseando-se nisso, o presente estudo tem como objetivo avaliar a fidelização dos consumidores LGBT face à Teoria do Consumo Conspícuo, destacando o setor de turismo brasileiro, respaldando-se no modelo de Hyun e Han (2015). Para tanto, aplicou-se uma pesquisa do tipo survey, utilizando questionário direcionado ao público LGBT em todo o Brasil, obtendo-se a amostra de 101 respondentes, dentre 21 estados brasileiros. Pôde-se observar que a fidelização do consumidor LGBT em determinada marca de turismo e, por consequência, sua propensão a pagar um preço maior está relacionado, principalmente, a fatores conspícuos como o status que as viagens proporcionarão à percepção de outros consumidores, uma vez que traz visibilidade ao viajante, e ao sentimento de bem-estar e realização por estar usufruindo desses serviços.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Maria Aguiar Costa, UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA.

Mestranda em Administração com ênfase em Marketing e Sociedade pela UFPB.

Ernanda Gabrielly da Silva Vasconcelos, UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA.

Mestranda em Administração com ênfase em Marketing e Sociedade pela UFPB.

Mayara Raquel de Assis Maia, UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA.

Mestranda em Administração com ênfase em Marketing e Sociedade pela UFPB.

Pollyana Soares Alves Palmeira, UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA.

Mestranda em Administração com ênfase em Marketing e Sociedade pela UFPB.

José Carlos de Lacerda Leite, UFPB - Universidade Federal da Paraíba/Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA.

Professor Associado da Universidade Federal da Paraíba, doutor em Economia, com ênfase em Econometria, pela Universidade Federal de Pernambuco. 

Downloads

Publicado

2019-01-17

Como Citar

Costa, L. M. A., Vasconcelos, E. G. da S., Maia, M. R. de A., Palmeira, P. S. A., & Leite, J. C. de L. (2019). CONSUMO CONSPÍCUO: PERSPECTIVA DE FIDELIZAÇÃO DO CONSUMIDOR LGBT NO SETOR DE TURISMO BRASILEIRO. Revista Hospitalidade, 15(2), 84–102. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n2.005

Edição

Seção

Artigos