USOS DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM E AGÊNCIAS DO MUNICíPIO DE PARNAIBA/PIAUÍ/BRASIL

Autores

  • André Riani Costa Perinotto Universidade Federal do Piauí - UFPI
  • Adyelle Lima Veras
  • Thaiane Maria Torres Chaves
  • Leticia Maria Barbosa da Silva

DOI:

https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.800

Palavras-chave:

Marketing Turístico, Redes Sociais, TICs

Resumo

O presente artigo tem como objetivo identificar como são utilizadas as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação (TIC’s) nas empresas turísticas do município de Parnaíba- Piauí. Por se tratar da cidade que abriga o Delta do Parnaíba e por ser uma região constituída de outros atrativos turísticos como, a praia da Pedra do Sal e o Centro Histórico Porto das Barcas, se faz relevante diagnosticar como têm sido utilizadas estas ferramentas para promover o destino e a economia local desta cidade. Como procedimentos metodológicos optou-se pela pesquisa de campo com questionários aplicados junto aos empresários, além de formulários utilizando a mineração de conteúdo na internet. Os resultados demostram que o Facebook, Instagram e Sites são os meios de comunicação mais utilizados, no entanto são poucas as empresas que fazem o uso devido dessas mídias sociais, apesar de a maioria possuir perfil nas mídias sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Riani Costa Perinotto, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Bacharel em Turismo (UNIMEP); Especialista em Docência em Ensino Superior para Turismo e Hotelaria (SENAC/SP); Mestre em Geografia (UNESP/Rio Claro/SP)e Doutor em Ciências da Comunicação (UNISINOS). Professor Adjunto, D.E, EFETIVO, da Universidade Federal do Piauí - Curso de Bacharelado em Turismo - CMRV/Parnaíba-PI e Professor Permanente do Mestrado em Gestão de Negócios Turísticos da UECE.

Adyelle Lima Veras

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Piauí, Ex-aluna de Iniciação Científica UFPI.

Thaiane Maria Torres Chaves

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Piauí, Ex-aluna de Iniciação Científica pelo CNPq.

Leticia Maria Barbosa da Silva

Bacharel em Turismo pela Universidade Federal do Piauí, Ex-aluna de Iniciação Científica pelo CNPq.

Downloads

Publicado

2018-08-16

Como Citar

Perinotto, A. R. C., Veras, A. L., Chaves, T. M. T., & Silva, L. M. B. da. (2018). USOS DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO NOS MEIOS DE HOSPEDAGEM E AGÊNCIAS DO MUNICíPIO DE PARNAIBA/PIAUÍ/BRASIL. Revista Hospitalidade, 15(1), 50–72. https://doi.org/10.21714/2179-9164.2018v15n1.800