A cachaça como patrimônio cultural e turístico

Autores

  • Amada Gama Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • José da Paz Dantas Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Patrimônio cultural. Turismo. Produto turístico. Cachaça.

Resumo

Diante dos processos de globalização e de transformações tecnológicas, é válido atentar para os bens culturais e sociais dos povos e das nações, buscando sua preservação e potencialização. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo refletir acerca do papel da cachaça como patrimônio cultural do país e sua relação com o turismo. De natureza exploratória e utilizando-se de levantamento bibliográfico, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa apoiada numa discussão a partir de estudos históricos, onde teóricos discutidos no texto apontam que a cachaça é um importante instrumento para construção de identidades, mas, também, como um elemento capaz de tecer relações sociais, políticas e econômicas, isto é, um componente capaz de proporcionar novas experiências turísticas em diferentes destinos. Embora haja algumas ações pontuais do uso da cachaça na composição de serviços e roteiros turísticos culturais, acredita-se que ainda não são suficientes para que a cachaça seja efetivamente utilizada como ferramenta complementar na composição de produtos turísticos. Finalmente, acredita-se que a cachaça, fortemente atrelada à identidade e à cultura brasileira, pode ser utilizada para formatação de atividades como roteiros temáticos e visitas a museus referentes à bebida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amada Gama Tavares, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo (2013) pela Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Turismo (2016) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte

José da Paz Dantas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Bacharel em Turismo (FCST)

Especialista em História do Brasil (UFRN)

Mestrando em Turismo (UFRN)

Wilker Ricardo de Mendonça Nóbrega, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professor e pesquisador adjunto I do departamento de turismo da UFRN, campus Natal. Doutor em Ciências do Desenvolvimento Socioambiental, NAEA/UFPA.

Downloads

Publicado

2015-07-06

Como Citar

Tavares, A. G., Dantas, J. da P., & Nóbrega, W. R. de M. (2015). A cachaça como patrimônio cultural e turístico. Revista Hospitalidade, (1), 387–410. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/560

Edição

Seção

Artigos