A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO

Autores

  • Joelma Abrantes Guedes Universidade Federal da Paraíba(UFPB)
  • Paula Dutra Leão de Menezes Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Palavras-chave:

Ideologia, Mídia, Turismo

Resumo

A sociedade atual caracteriza-se pelo consumo excessivo que absorve produtos, serviços e mensagens numa velocidade alucinante através da mídia. A ideologia, reflexo das relações sociais existentes, é determinada pela classe dominante. A mídia das empresas de turismo e governamental, que representam a classe dominante, reproduz os discursos desses atores, persuadindo pessoas ou grupos de pessoas a viajar em busca da satisfação de necessidades criadas nesses discursos midiáticos. Este ensaio busca discutir de que maneira o discurso midiático contribui para a construção da imagem da atividade turística por meio da formação e divulgação de ideologias. Ao final, conclui-se que a ideologia do turismo se organiza por meio da mídia que é o instrumento que permite da melhor forma possível que imagens e discursos sejam construídos e disseminados persuadindo pessoas ou grupos de pessoas e, nesse sentido, o discurso ideológico do turismo na mídia ganha cada dia mais espaço, especialmente no setor governamental, lançando novos destinos e reproduzindo a ideologia das classes dominantes, manipulando os fetiches e imaginários das classes dominadas e influenciando em suas escolhas relativas ao que consumirão em seu tempo livre, seus desejos e necessidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joelma Abrantes Guedes, Universidade Federal da Paraíba(UFPB)

Professora do Curso de Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo PRODEMA-UFPB e Bacharel em Turismo (UFPB)  e em Comunicação Social (UFPB)

Paula Dutra Leão de Menezes, Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Professora do Curso de Hotelaria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Mestre em Ciências da Sociedade (UEPB), Bacharel em Turismo (UNICAP)

Downloads

Publicado

2011-06-30

Como Citar

Guedes, J. A., & de Menezes, P. D. L. (2011). A IDEOLOGIA DO TURISMO E O DISCURSO MIDIÁTICO. Revista Hospitalidade, 8(1), 95–108. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/388

Edição

Seção

Artigos