As representações sociais da estratégia no ramo hoteleiro

Autores

  • Gilberto Clarício Martinez Guerra UEM- Universidade Estadual de Maringá
  • Luiz Tatto UEM- Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Estratégia, Representações Sociais, Práticas Sociais

Resumo

O estudo procura contribuir para o aumento da compreensão das representações sociais da estratégia no contexto gerencial do ramo de hotelaria com administração familiar. Aliando a perspectiva da estratégia enquanto prática e a teoria das representações sociais, descreve-se e interpreta-se as representações sociais que os gerentes têm sobre a estratégia e como isto influência na prática da mesma. Realizando uma pesquisa de natureza qualitativa e utilizando entrevistas semi-estruturadas, observou-se que a estratégia é representada como um meio de fidelizar o cliente. Apresentou-se evidencias consistentes que os atores entrevistados representam a estratégia como meio para conquistar o hóspede. A estratégia é mencionada como um meio para “otimizar” as habilidades profissionais e de relacionamento pessoal dos funcionários nos hotéis. As principais práticas estratégicas do cotidiano identificadas foram: o atendimento ao hóspede, o treinamento e a motivação dos funcionários para melhor atendê-lo. A pesquisa sugere estudos futuros a serem replicados em outros contextos como grandes cadeias de hotéis; e em organizações onde a natureza informal da interação cliente/organização é variável determinante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gilberto Clarício Martinez Guerra, UEM- Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Administração pela Universidade Paranaense (2005), especialização em Controladoria e Gestão Financeira pela UNIPAR (2007). Atualmente esta estudando o curso de Mestrado em Administração na linha de pesquisa Gestão de Organizações na Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Luiz Tatto, UEM- Universidade Estadual de Maringá

Possui a seguinte formação: a) Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (Brasil), em 2005, com concentração em Gestão de Negócios; b) Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS (Brasil), em 1987; c) Bacharel em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria UFSM (Brasil), em 1974. Professor Associado pela Universidade Estadual de Maringá UEM (Brasil), da qual desenvolve atividades ligadas ao ensino de graduação, pós-graduação lato e strictu senso; pesquisa e extensão. Foi coordenador do Curso de Administração da UEM; representante do Departamento de Administração junto ao Conselho Universitário e Chefe do Departamento de Administração. As disciplinas que usualmente leciona, especialmente em nível de graduação, especialização e mestrado, são: Teoria das Organizações; Estratégia em Organizações; Processo Decisório; Pesquisa nos campos dos Estudos Organizacionais e da Estratégia em Organizações. Participa desde a década de 90, como consultor ad-hoc do INEP/MEC em avaliações de cursos e organizações de ensino superior. Tem experiência e expertise na área de Administração, com ênfase nos seguintes temas: educação superior em administração; pesquisa; avaliação e estratégias organizacionais.

Downloads

Publicado

2010-08-06

Como Citar

Guerra, G. C. M., & Tatto, L. (2010). As representações sociais da estratégia no ramo hoteleiro. Revista Hospitalidade, 7(1), 79–105. Recuperado de https://www.revhosp.org/hospitalidade/article/view/241

Edição

Seção

Artigos